Projeto Acolher atendeu 50 mil pessoas em 64 edições

20 de dezembro de 2023 - 11:17 # # #

Ascom SPS - Texto

O Projeto Acolher, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), realizou, de maio de 2022 até este mês, 64 edições e atendeu 50.229 pessoas em situação de vulnerabilidade social, em 64 territórios de cinco municípios cearenses. Em 2023, foram atendidas com ações de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico, 30.101 pessoas, em 37 edições, realizadas em 33 comunidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.

Neste ano, o projeto cresceu, agregou novos parceiros e reúne, atualmente, 21 órgãos estaduais e entidades filantrópicas, com ações semanais e gratuitas. Os números, o perfil dos atendidos e as atividades realizadas foram apresentados na manhã desta terça-feira (19), pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças, para gestores da SPS e representantes de entidades parceiras.

“O Acolher é um projeto de grande significado e expressão social, porque atende as pessoas mais vulneráveis e com dificuldades de acesso aos serviços públicos. Ele vai aonde as pessoas que mais precisam estão”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, ao recepcionar os parceiros, no auditório da Pasta. “Neste ano, ampliamos as parcerias e evoluímos bastante. Que possamos, em 2024, agregar novas entidades e expandir, ainda mais, o projeto para atendermos mais pessoas”, agradeceu Sandro Camilo.

O assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, Gabriel Queiroz, ressaltou a importância, os benefícios e a capilaridade dos serviços ofertados por meio do Acolher. “Esse projeto é muito importante porque atende as pessoas nos territórios mais distantes, atende um público que, muitas vezes, nem conhece os direitos que têm e os serviços que estão disponíveis para elas”, acrescentou.

“Com o Projeto Acolher, buscamos sempre atender as comunidades, a população em situação de extrema vulnerabilidade social. Esse é o nosso foco. Além dos serviços ofertados pela SPS e parceiros, buscamos também conhecer a realidade de vida das pessoas, para que possamos assegurar-lhes inclusão social, o direito à cidadania plena e melhorar o desenvolvimento humano”, explicou Lidiane Rebouças.

Balanço

Do total de atendimentos realizados, neste ano, 22.587 mil, ou 72,62%, foram prestados por unidades da SPS; e 7.514 pelos demais parceiros do projeto. A SPS executou serviços de emissão de documentação básica e registro civil; vacinação; cadastros de jovens e adultos em cursos de capacitação profissional; instrução sobre segurança alimentar e nutricional; curativos e testes de Covid; além de serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas voltadas para a criançada; dentre outras ações de cidadania.

Questionários também foram aplicados para conhecer a realidade social dos atendidos. De uma amostra de 1.432 entrevistados, 79,81% são do sexo feminino e 20,19%, masculino. A idade média dos atendidos é de 41 anos, 41% encontram-se em situação de rua, e 87% não têm trabalho remunerado.

A Secretaria das Mulheres atendeu 1.622 pessoas em rodas de conversas sobre prevenção à violência doméstica e outras violações de direitos, e entrega de material informativo; enquanto a Secretaria da Diversidade atendeu 353 pessoas, com informações sobre os direitos da população LGBT+ e orientações sobre a retificação do nome social para pessoas trans.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) distribuiu 1.886 mudas de plantas nativas; e a Defensoria Pública prestou atendimentos jurídicos, consultas processuais e criminais a 842 pessoas. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), atenderam, igualmente, 216 pessoas, com informações e orientações jurídicas, processuais, emissão de certidões cíveis e criminais e de títulos eleitorais.

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) recepcionou 369 trabalhadores em busca de empregos, checou oportunidades de trabalho, realizou cadastros e encaminhou para vagas nas empresas; e o SESC prestou serviços odontológicos, por meio do Projeto Odonto Sesc, atendendo 468 pacientes.

São parceiros do Projeto Acolher, as secretarias estaduais da Diversidade (Sediv), dos Direitos Humanos (Sedih) e da Segurança Pública (SSPDS), por meio da Pefoce; a Cagece; a Enel, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Ceará (CRDH) e as prefeituras municipais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral.