SPS contempla 114 entidades sociais com vales-gás

20 de dezembro de 2023 - 11:27 # # #

Ascom SPS - Texto

Representantes de 106 entidades comunitárias e de oito cozinhas sociais, cadastradas no programa Mais Nutrição, receberam mais 237 tíquetes do Vale-Gás Social, nesta terça-feira (19), em mais uma ação do Governo do Ceará para melhorar a segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos. A entrega, a terceira deste ano, foi realizada pela secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, acompanhada dos secretários executivos da Infância, Família e Combate à Fome, e da Proteção Social, da SPS, Caio Cavalcanti e Paulo Guedes, respectivamente.

Os vales auxiliarão no preparo de refeições para 38.754 pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Maranguape. Outras 24 entidades comunitárias de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha receberão mais 48 vales, na próxima sexta-feira (22). A entrega será na Fábrica de Polpas do Mais Nutrição, na Ceasa de Barbalha. No total, 138 associações serão beneficiadas.

A secretária Onélia Santana destacou a importância da parceria do poder público com as associações comunitárias na efetivação do Programa Mais Nutrição e na distribuição do Vale-Gás Social, no Ceará. “Sem a parceria com a sociedade civil seria muito difícil para nós da SPS, para o Estado, fazermos chegar os benefícios do vale-gás, do Programa Mais Nutrição, nos quatro cantos do Estado, em todos os municípios. Muito obrigada”, agradeceu.

Com o novo lote, já são 917 vales-gás entregues a entidades e cozinhas sociais, em 2023. Além desses, mais 209.972 tíquetes foram entregues, neste mês, às prefeituras dos 184 municípios cearenses, beneficiando quase um milhão de pessoas em todo o Estado. Nos últimos quatro anos, foram distribuídos 1.946.021 tíquetes do Vale-Gás Social, no Ceará.

Mais alimentos

Representante da Associação Pai e Bem, do Instituto Compartilha, no bairro São João do Tauape, Frei Nailson falou do benefício que o Vale-Gás Social gera às 1.300 pessoas assistidas pela entidade, diariamente. “O Vale-Gás nos permite economizar recursos e aplicar o dinheiro do gás na compra de mais alimentos. Permite-nos alimentar mais irmãos. É uma benção”, ressaltou. A associação atende crianças, idosos, pessoas com deficiência e em situação de rua.

“O Vale-Gás é muito bom e importante para nossas crianças. É com esse gás que cozinhamos a sopa e preparamos o lanche das nossas crianças”, relata Regina Pereira, gerente da Casa de Apoio ao Cidadão, no Parque Santana, no bairro Mondubim. A casa atende cerca de 600 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano, também destacou o apoio das entidades da sociedade civil para o sucesso do programa de combate à fome no Ceará. “É com o apoio de vocês, que conseguimos atender as famílias que mais precisam, em todos os municípios cearenses. Só temos a agradecer esse trabalho de vocês”, elogiou.

As entidades comunitárias recebem dois vales, cada, e as cozinhas sociais, três, cada uma. Elas preparam, cozinham e alimentam, mensalmente, milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada tíquete equivale a uma recarga no botijão de gás de 13 quilos.