Ceará recebe 34 viaturas do Governo Federal para forças de segurança do Estado e municipais

21 de dezembro de 2023 - 15:13 # # # #

Cleide Castro - Comunicação Institucional - Texto
Ascom MJSP - Foto

Governador Elmano de Freitas representou os governadores em cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entregou, nesta quinta-feira (21), 34 novas viaturas para reforçar a segurança pública no Ceará, sendo 12 para o Governo do Estado e 22 para as guardas civis municipais de cinco cidades. A entrega simbólica das chaves foi feita ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, escolhido para representar os governadores de todos os estados contemplados, durante solenidade na sede do MJSP, comandada pelo ministro Flávio Dino.

No total, a União destinou 700 viaturas para estados e municípios pelo Plano de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Dessas, 500 foram entregues hoje e as outras 200 serão em janeiro próximo. As 34 destinadas ao Ceará estão assim divididas: seis para a Polícia Militar; seis para a Polícia Civil; Fortaleza (nove), Crato (quatro), Sobral (quatro), Caucaia (três) e Pacatuba (duas). Elmano de Freitas agradeceu e enalteceu a parceria do Governo Federal com os estados no combate à violência. “É muito importante esse reforço ao trabalho policial, articulado com as guardas municipais”, afirmou.

O ministro Flávio Dino elogiou o trabalho desenvolvido no estado na área da segurança pública. “O Ceará é o estado que tem se esforçado, a exemplo dos demais, para debelar ciclos de estruturação do crime organizado”, afirmou. Dirigindo agradecimentos a todos os governadores, prefeitos e representantes das forças de segurança, o ministro afirmou ainda que o Governo Federal está chegando a 1500 viaturas entregues a estados e municípios, e que a meta é fechar o ano com o incremento de, aproximadamente, 2 mil novas viaturas para estados e polícias Federal e Rodoviária Federal.

Flávio Dino também destacou a instituição da Lista de Procurados do Sistema Único da Segurança Pública, que visa a prisão dos principais chefes de facção no país. Segundo ele, cada Estado poderá incluir até oito de seus principais procurados, com arbitramento de recompensas que vão variar de R$ 30 mil a R$ 100 mil. “Nós acreditamos que isso é uma medida importante para dinamizar esse instrumento de eficiência da polícia”, pontuou.

Presente ao evento, a primeira dama Janja Lula da Silva destacou e elogiou a atuação da administração estadual cearense no combate à violência contra as mulheres, especialmente, no tocante à Patrulha Maria da Penha. “Obrigada por isso, obrigada governador Elmano, nós mulheres precisamos mesmo de instrumentos que nos protejam e as mulheres contam com a proteção da Polícia Militar”, afirmou.

Outros investimentos

Este ano, o Governo do Ceará apresentou outros investimentos para as instituições da Segurança Pública, como a entrega de 66 veículos para PMCE, dez para o Corpo de Bombeiros Militar, 16 viaturas em parceria com o Governo Federal para o enfrentamento à violência contra a mulher, entrega do primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros Militar especializado em combate a incêndio florestal, entre outros.