Kuya – Centro de Design do Ceará celebra um ano de atuação nesta sexta-feira (22)

22 de dezembro de 2023 - 16:33 # # # #

Ascom Instituto Mirante - Texto

O Centro de Design do Ceará, a Kuya, celebra um ano de atividades neste mês de dezembro, com um balanço positivo das suas ações e projetos impactando o contexto do design no Estado e também, no Brasil. Equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, a Kuya valoriza a cultura do design feito no Ceará, promovendo a memória, reflexão e inovação no design.

Desde da inauguração no dia 22 de dezembro de 2022, a Kuya realizou mais de 200 ações no campo do design, entre cursos, oficinas, palestras e exposições, que beneficiaram mais de 35 mil pessoas, entre designers, estudantes e sociedade do Ceará e do Brasil. Desenvolvendo atividades em parceria com diferentes instituições latino-americanas, visando fortalecer laços entre profissionais da área, estimular o intercâmbio de ideias e promover um diálogo essencial para o papel do design no mundo.

“Neste primeiro ano, nós estruturamos uma série de ações com parceiros pensando, inclusive, no interior do Estado. Estabelecemos parcerias locais no Cariri, no Sertão Central junto à Secretaria de Educação, Secretaria de Ciência e Tecnologia. Entre as nossas atividades realizadas nesse período estão oficinas e cursos no campo do design, exposição “Tempo Presente em Nós”, projeto de mentoria com a comunidade artesã de Moita Redonda, Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara, o curso de educação à distância “O design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida”, Seminário Design e Infância e LADawards na Kuya — Expo Brasil” afirma o diretor da Kuya, Rodrigo Costa Lima.

Ações em design no Ceará

O design é uma atividade criativa que envolve diversos aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais. No Ceará, o design tem se destacado como uma forma de valorizar a identidade local, promover a sustentabilidade e gerar soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Nesse sentido, a Kuya — Centro de Design do Ceará é uma iniciativa que visa fortalecer o campo da cultura do design no Estado, por meio de ações que abrangem desde a pesquisa até a formação de profissionais e estudantes. Atuando com base em quatro pilares que orientam o seu pensamento e prática: design decolonial, design regenerativo, design ecoeficiente e design político. Esses pilares refletem a preocupação da Kuya em produzir um design que respeite a diversidade cultural, que contribua para a regeneração dos ecossistemas, que otimize o uso dos recursos e que tenha um papel transformador na sociedade.

Ao longo do seu primeiro ano de existência, realizou diversas atividades em diferentes regiões do Ceará, buscando ampliar o acesso e a participação da população no campo do design. Entre essas atividades, destacam-se as pesquisas sobre a história e a inovação do design no Ceará, o mapeamento da produção autoral cearense, as formações para estudantes de diferentes níveis de ensino, os grupos de estudo sobre design e gestão pública e o letramento em design, as mentorias para o desenvolvimento de novos produtos ou soluções de tecnologia social. Essas ações demonstram como o design pode impactar positivamente a vida das pessoas e o desenvolvimento do Estado, por meio da valorização da cultura local, da promoção da criatividade e da geração de oportunidades.

Além disso, há também atividades em todo interior do Estado, como as oficinas e cursos livres que estão sendo realizados no Cariri e em Quixadá. Essas atividades fazem parte da formação que seleciona designers, por meio de um edital, para propor e executar ações formativas na área de design. Os ateliês cooperativos em design estão acontecendo em Fortaleza e Pindoretama, com as Fanchonas e o Museu Brinquedim; os projetos de mentoria e pesquisa realizados na comunidade de artesãs em Moita Redonda e no Assentamento de Antônio Conselheiro, entre outras iniciativas.

“Neste primeiro ano, a Kuya já realizou mais de 200 ações entre formação, pesquisa, criação, produção, promoção e difusão, alcançando mais de 35 mil pessoas em todo o território nacional com atividades de formação que somam mais de 800 horas/aula. Um trabalho de um ano que gerou conexões, que vem sendo construído de forma muito próxima em uma tentativa de construção coletiva com todos os envolvidos no campo.” destaca Rodrigo Costa Lima, diretor da Kuya.

Conexão com a América Latina

Durante todo ano, o equipamento vem realizando atividades de valorização e fomento da produção local, e de conexão entre designers latino-americanos. Neste final de 2023, a Kuya ampliou a sua conexão com a América Latina por meio da exposição “LADawards na Kuya — Expo Brasil”.

Uma oportunidade para o público cearense conhecer os trabalhos vencedores do Prêmio Latino-americano de Design de 2023 (Latin American Design Awards), uma das principais premiações da área na América Latina, que reconhece a excelência dos melhores trabalhos gráficos realizados durante o ano por designers, estúdios, criativos e artistas visuais.

“A Kuya se posiciona para, cada vez mais, tornar-se uma referência para o design, não só no contexto local quanto nacional. Tomando como inspiração o espaço que originou o Complexo Estação das Artes, queremos que a KUYA — Centro de Design do Ceará seja vista como um ponto de encontros e partida de iniciativas, onde possamos pensar juntos quais os rumos do design e a condução que queremos dar para fomentar os diversos contextos que abrangem o design em si. Precisamos fortalecer o pensamento do fazer design para além do ferramental, um design que também possa articular soluções do campo da cultura e das políticas públicas.” destaca Monica Rodrigues, coordenadora de design e estratégia.

Serviço

Kuya – Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil.
Funcionamento:
Quarta e quinta-feira: 13h às 21h;
Sexta-feira e sábado: 9h às 17h;
Domingo: 9h às 15h.
Para mais informações: Site e https://www.instagram.com/kuyadesignceara/

Programação

Leve sua criança para participar!

Dia 09 de dezembro (sábado)

9h – Credenciamento
10h – Abertura
11h – Palestra: Aproximação do design e das infâncias
12h – Almoço
14h – Roda de conversa com Dim Brinquedim

Dia 10 de dezembro (domingo)

9h – Brincadeiras + Cortejo
9h30 – Contação de história
10h – Roda de conversa: Kuya é lugar de criança?
11h – Oficina livros
12h – Almoço
14h – Oficina de brinquedos
17h – Encerramento

Entre as atividades realizadas pelo Kuya, destaca-se o Seminário Criança e Infância, que acontecerá em dezembro de 2023, com o tema “Design para um mundo melhor”. O evento tem como objetivo discutir o papel do design na promoção dos direitos e do bem-estar das crianças e dos adolescentes, bem como apresentar projetos e experiências que utilizam o design como ferramenta de transformação social.

A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa “brincar” e entendendo que o conceito de infância está ligado aos brinquedos, que auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo das crianças, a Kuya — Centro de Design do Ceará irá desenvolver nos dias 09 e 10 de novembro de 2023 o “Erê: Seminário de Design e Infância”, que visa discutir a relação entre design e infância pelo viés do design, sensibilizando para a cultura da infância, escuta e interação com as crianças com os designers`.