Nos últimos dias do ano, Pinacoteca do Ceará oferece visitas mediadas nas exposições

27 de dezembro de 2023 - 11:02 # # # #

Ascom Pinacoteca - Texto
Marília Camelo | Jorge Silvestre - Foto

As atividades ocorrem na quinta (28) e no sábado (30), com entrada gratuita e inscrições por ordem de chegada

Na última semana de dezembro, a Pinacoteca do Ceará finaliza as atividades da programação que celebra o aniversário de um ano do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O período é reservado para as visitas mediadas às exposições em cartaz: a Mostra “Bonito pra chover”, que inclui as exposições “Se Arar”, “No lápis da vida não borracha” e “Amar se aprende amando”, além da recém-inaugurada “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”.

De quinta-feira (28) a sábado (30), o equipamento cultural funcionará normalmente, das 12h às 20h. No domingo (31), véspera de natal, o museu estará fechado, excepcionalmente. O funcionamento retorna no dia 4 de janeiro, no horário normal.

Na quinta-feira (28), das 16h às 17h, o museu realiza a edição do “Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes”. O objetivo da atividade é, em diálogo com os participantes, percorrer as exposições do museu e compreender as relações existentes entre as obras e o cotidiano. Com mediação de Liza Maria e Janaína Bento, o público é convidado a investigar os diferentes caminhos que os artistas apontam em suas produções. No percurso, serão debatidos temas que, embora sejam paradoxais, podem apontar trajetórias de transformação pessoal ou coletiva. Vida e morte, luz e obscuridade, bom e ruim são algumas das categorias presentes na formação.

A ação ocorre nas exposições “Se arar” e “Leonilson e Das Amizades” com classificação indicativa para pessoas a partir dos 12 anos. No sábado (30), será realizada mais uma edição do “Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes”, também das 16h às 17h.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 28 a 30 de dezembro

Quinta-feira, 28/12
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes
Mediação: Liza Maria e Janaína Bento
Onde: Exposições “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e “Se arar”
Classificação indicativa: 12 anos

Sábado, 30/12
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes
Mediação: Liza Maria e Janaína Bento
Onde: Exposições “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e “Se arar”
Classificação indicativa: 12 anos

Todas as atividades são gratuitas.
As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.