Dia do Guarda-Vidas: SSPDS celebra os profissionais que garantem a segurança dos banhistas no litoral cearense

28 de dezembro de 2023 - 15:07 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Utilizando a prevenção como a principal ferramenta para garantia do cuidado e da segurança da população cearense, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estão, diariamente, nas principais praias do Estado para resguardar as vidas dos banhistas. Neste 28 de dezembro, data em que é celebrada o Dia do Guarda-Vidas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza esses profissionais e apresenta o excelente serviço prestado por esses profissionais.

O comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMAR/BBS), o capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, destaca que os profissionais estão bem treinados e a postos para proteger as pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nos rios ou nas lagoas. “Ao todo, nós temos 113 guarda-vidas que estão presentes em torres, viaturas e embarcações com o objetivo de salvaguardar a sociedade. Neste ano, já foram feitas mais de 100 mil prevenções e mais de 500 resgates aquáticos”.

Os serviços prestados pelos guarda-vidas abrangem alguns municípios de forma preventiva, tais como Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara. “Em momentos específicos, como feriados prolongados e festas de fim de ano, muitos desses profissionais são encaminhados para o serviço extraordinário em outras praias do litoral, conforme a necessidade”, explica o comandante.

Dentre as ocorrências mais atendidas estão: resgates de afogados; apoio e prevenção com utilização de embarcações; apoio a crianças e pessoas perdidas; atendimento pré-hospitalar clínico e trauma; busca e resgate de animais marinhos; busca e recuperação de vítimas de afogamento, e outros apoios institucionais.

Formação 

Os guarda-vidas passam por um intenso treinamento físico e técnico para melhor atender qualquer tipo de ocorrência relacionada a salvamento aquático. “Diariamente, nossos profissionais realizam treinamentos físicos e técnicos para estarem sempre aptos a realizar um salvamento aquático, principalmente porque tal atividade requer um bom condicionamento físico e uma carga técnica muito específica”, aponta.

Todos esses treinamentos são voltados para um atendimento de qualidade para a sociedade cearense, brasileira e até mundial. “São mais de 45 dias de treinamento em cursos especializados, onde são abordados: prevenção e salvamento aquático; técnicas básicas de recuperação de afogados; busca e resgate de vítimas recém submersas; condução e resgate com embarcações, entre outros”, cita o comandante.

Histórico de atuação

O serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará iniciou no ano de 1982. O serviço ficou sendo extraordinário, ocorrendo nos períodos de alta estação, em postos como Praia do Náutico, Barra do Ceará, 31 de Março e Caça e Pesca.

Nos anos seguintes, com o aumento significativo de turistas em nossas praias, foi observado a necessidade de implantar um serviço de qualidade, com homens bem treinados e qualificados, então, em 1994 foi formada a primeira turma de Guarda-vidas Militar do Estado do Ceará.

Em 1989, a Constituição Estadual atribuiu ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) no seu Artigo 90, Inciso IV: Proteção e salvamento aquático e, dessa forma, em 1993, o serviço de guarda-vidas (GV) passou a ser realizado de forma ordinária pelo Corpo de Bombeiros com grande área de atuação na Praia do Futuro.

Em 1994 e 1995, foi realizada a Operação Verão, tendo como efetivo a primeira turma de bombeiros guarda-vidas do concurso realizado com 120 vagas especificamente para esse serviço.A partir de 2009, o serviço de guarda-vidas aumentou o foco na prevenção, atualizou as técnicas de resgate e também inseriu a utilização das embarcações no serviço de resgate.