Quase mil fósseis, de até 110 milhões de anos, são repatriados para museu no Cariri

28 de dezembro de 2023 - 12:04 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos

Peças foram retiradas ilegalmente da Bacia do Araripe e retornam da França após mais de 10 anos

Um total de 998 fósseis retirados ilegalmente há mais de 10 anos retornaram para seu local de origem, a região do Cariri, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), no auditório do Geopark Araripe, no município do Crato. O processo conclui a repatriação patrimonial iniciada pelo Governo do Ceará, com apoio do Governo Federal, para que ocorresse a devolução das peças diretamente da França. O evento foi comandado pela titular da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sandra Monteiro.

O caso iniciou ainda em 2013, quando os bens foram apreendidos em uma operação conjunta das Justiças brasileira e francesa. As peças, datadas do período Cretáceo, com cerca de 90 a 110 milhões de anos, retornaram ao Brasil no último dia 13.

Presente na cerimônia, a estudante Mariana Mota ficou feliz com o retorno dos fósseis e garantiu presença quando a exposição acontecer. “É uma felicidade para nós. Acho que toda a nossa população tinha esse direito de reaver e ver esse material. Todos nós ganharemos com esse retorno”, comemorou.

As peças impressionam pela variedade, com fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais. Alguns bens estão em perfeito estado de conservação dos tecidos. Após período de estudo, os fósseis farão parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado no município de Santana do Cariri, para também serem exibidos em exposições itinerantes.

Sandra Monteiro destacou a importância do apoio por parte do Governo do Ceará em diversas áreas ligadas à ciência, tecnologia e educação superior, beneficiando a região e todo o território cearense. “Estou muito feliz porque essa repatriação é uma representação de todo o esforço do governador Elmano para essa área. Com apoio à pesquisa e educação, apoio à cultura, apoio a toda essa gama de serviços e de ações que existe tanto para o Cariri, no caso de hoje, como também para o estado do Ceará. O Governo do Estado segue avançando na defesa do seu patrimônio e nos deixa muito orgulhosos, preservando o seu passado e o seu futuro”.

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber, salientou o trabalho em conjunto com o Governo Federal para que a repatriação acontecesse. “Esse patrimônio cultural do nosso estado estará agora à disposição dos nossos cientistas para estudos e também, principalmente, à disposição da nossa população. Muito importante dizer o papel neste processo do trabalho do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), que atuaram em conjunto com o Governo do Ceará para que esse material chegasse aqui”.

Alysson Pinheiro, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, equipamento vinculado à Urca, exaltou a repatriação cultural. “Estamos vivendo um momento especial. É hora de comemorar esse dia importante e significativo”, comentou.

Também participaram do evento o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; entre outras autoridades.