Nos Complexos Mais Infância, mulheres empreendedoras recebem qualificação e orientação sobre microcrédito

30 de dezembro de 2023 - 10:27 # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - SPS - Fotos

Mulheres empreendedoras mostraram seus produtos em feirinha criativa no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, em Fortaleza. Ao todo, 47 mulheres foram capacitadas no programa Empreendedor Criativo, ação da Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com a Junior Achievement. O curso foi exclusivo para mulheres e beneficiou pessoas como Mirlane Morreira, 44, que expôs na feira bolos de cores e texturas diferentes.

“No Empreendedor Criativo aprendi a precificar meus produtos. Eu e minha irmã temos uma doceria próximo à areninha do Pirambu e já fidelizamos nosso público. A única coisa que faltava era precificar corretamente nossos bolos e com essa capacitação aprendi a valorizar meu produto final. Como resultado estou tendo um retorno justo pelo meu trabalho”, ressaltou Mirlane Moreira, uma das alunas do programa no Complexo do Cristo Redentor.

No estande ao lado de Mirlane, as semijóias de Rita Albuquerque, 50, chamavam a atenção. “Há uns seis meses comecei a vender brincos, colares e pulseiras para todos os gostos. Gosto de apresentar variedade para os meus clientes e foi pensando em melhorar meu negócio que decidi fazer o curso do Empreendedor Criativo”, lembra Rita. “Aprendi muito sobre organização e precificação dos meus produtos. Tive uma troca muito importante tanto com a professora, quanto com as outras mulheres da turma. Hoje me sinto muito mais preparada para vender minhas semijóias”, pontuou a empreendedora.

Elas integram o grupo de 26 mulheres que concluíram o curso no Complexo do Cristo Redentor. Outras 21 mulheres concluíram a capacitação no Complexo Social Mais Infância do João XXIII. O secretário-executivo de Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, destaca que a ideia da qualificação surgiu a partir de diálogos com as mulheres que frequentam os complexos. “Nos Complexos, temos o cuidado de observar as necessidades de todas as famílias que participam das atividades. Assim, vimos a urgência de dar um suporte às mulheres, sobretudo às mães, e ajudá-las a investir em um negócio próprio com profissionalismo para que tenham um retorno financeiro certo”, pontua.

“Esse curso voltado especificamente para mulheres empreendedoras surgiu a partir do momento em que percebemos que muitas das mães que frequentam os complexos têm essa necessidade de uma renda para pagar as contas no final do mês. Algumas arcam sozinhas com toda a despesa da casa”, destaca a assistente social Claudia Cavalcante, que acompanhou de perto os grupos de mulheres.

Crediamigo

A coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, ressalta que uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) está levando palestras sobre o CredAmigo para as pessoas que concluíram o curso de Empreendedor Criativo. As mulheres capacitadas nos Complexos foram as primeiras a participarem das palestras. O objetivo é que elas aperfeiçoem sua organização financeira, de modo que não misturem gastos de casa com os gastos do seu negócio.

O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil e vem como um acréscimo do que elas já aprenderam no curso. “Elas saem das palestras sabendo como se faz um orçamento familiar e entendendo a importância da educação financeira, o que significa muito para que elas mantenham seu empreendimento de pé”, completa Jéssica Souza.