Nutricionista dá dicas para evitar emergências de saúde durante a virada de ano

31 de dezembro de 2023 - 10:29 # # # #

Cícero Dantas - Ascom HRC - Texto

Para aproveitar as festividades e começar o novo ano sem emergências de saúde, é preciso ficar atento e ter moderação na ingestão de alimentos e bebidas. De acordo com a nutricionista do Hospital Regional do Cariri (HRC), Saara Leal, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o exagero pode comprometer as celebrações de fim de ano de toda a família.

O excesso no consumo de alimentos gordurosos pode ocasionar desconforto, azia, além de outros problemas estomacais e intestinais. Já a ingestão excessiva de bebida alcoólica pode sobrecarregar o fígado e trazer uma série de complicações que podem comprometer as comemorações.

“O réveillon representa um momento de descontração e alegria, as bebidas podem fazer parte da comemoração. Mas aquele velho clichê é válido: beba com moderação. É recomendável que a cada dois copos da bebida, seja ingerido um copo de água para manter-se hidratado”, afirma a Saara Leal.

A profissional ressalta também que o consumo de álcool sem estar alimentado pode provocar reações no organismo. “É importante se alimentar bem ao longo do dia e evitar pular refeições. Assim, o corpo estará preparado para comemorar a chegada do ano novo”, acrescentou.

Final de ano também é sinônimo de mesa farta, e o alimento, se não for consumido de maneira adequada, pode se tornar um vilão para o organismo. Conforme a nutricionista, a recomendação é consumir de maneira que se sinta confortável, incluindo alimentos saudáveis, naturais e pouco gordurosos.

“A indicação é escolher carnes magras e evitar, principalmente, o excesso de sal. Outra sugestão é optar pelos petiscos mais saudáveis, como oleaginosas e incluir frutas na mesa, como morango, abacaxi e kiwi”, orienta.

É preciso ficar atento também ao preparo, alguns cuidados para evitar contaminações. “Reaproveitar alimentos diminui o desperdício. Porém, quando ficam expostos por muito tempo, em temperaturas não adequadas, há a probabilidade de consumir algo contaminado. Uma dica para garantir o almoço do dia seguinte é sempre deixar parte da preparação já guardada na geladeira”, disse.

Hidratação

Para aqueles que exagerarem durante as comemorações, o período pós festa serve para desintoxicar e desinchar o organismo. “A melhor forma é retornar a uma rotina de alimentação saudável e exercícios normalmente. A otimização da hidratação também é fundamental, sendo recomendado 35 ml de água para cada quilo de peso”, disse Saara Leal.