Banco de Leite do HGF registra queda de 30% nas doações e alerta para importância do ato na vida dos bebês prematuros

2 de janeiro de 2024 - 16:39 # # # #

Suzana Mont’Alverne - Ascom HGF - Texto
Felipe Martins - HGF - Fotos

Queda no estoque de leite humano é maior no período de dezembro a janeiro

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), precisa de doações para os recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo). O serviço, que anualmente registra queda média de 30% entre os meses de dezembro e janeiro, atribui a baixa no número ao período das festas de final de ano e férias.

“A redução durante este período é comum porque muitas mães estão viajando ou de férias, mas não deixa de ser preocupante. Temos uma demanda alta, precisamos de cerca de 70 litros de leite por mês para alimentar os bebês”, explica a enfermeira do BLH do HGF, Eunice Cavalcante.

As doações, segundo a profissional, só começam a normalizar no mês de março. “É o período em que as festas e férias coletivas têm passado, mas os recém-nascidos não podem esperar. É fundamental que o ato ocorra em todos os momentos”, reforça Eunice.

Apenas 1 ml de leite humano por refeição pode ser suficiente para alimentar um bebê prematuro internado

O leite é o alimento completo para os bebês, sendo fundamental para aumentar as chances de recuperação e o desenvolvimento saudável dos prematuros internados na unidade. “Os recém-nascidos amamentados ou alimentados com o leite humano pasteurizado nas primeiras horas de vida garantem maior proteção contra doenças infecciosas. É como se fosse a primeira vacina da criança”, explica a enfermeira.

Qualquer quantidade do líquido doado pode ajudar os bebês internados. A depender do peso e das condições clínicas, os pequenos podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição. “A doação de leite não prejudica a quantidade do líquido que a mulher produz para o próprio filho. Pelo contrário, a coleta estimula ainda mais a produção do leite”, reforça.

Como doar

Toda mulher saudável e que não faz uso de medicamentos contraindicados durante a lactação pode ser doadora. Para doar leite humano, é preciso ligar para (85) 3101-3335 e fazer um cadastro. Estando apta, a pessoa recebe, em casa, um kit doação com embalagens e demais itens necessários para ordenha e armazenamento do leite.

O transporte do leite coletado é feito pelo HGF, por meio de um veículo exclusivo para o deslocamento. Todas as doadoras recebem orientações sobre doação e aleitamento pela equipe do BLH.

BLH do HGF

O Banco de Leite Humano do HGF conta com apoio e acolhimento humanizado aos pacientes. O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga.

Todas as pacientes, após alta hospitalar, têm o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento, onde continuam recebendo apoio para manter a amamentação. Na UTINeo, as mães dos bebês contam com uma sala para ordenha. O espaço funciona 24 horas, com profissional de enfermagem exclusiva para orientações e acompanhamento. O leite coletado é destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação, após rigorosa análise laboratorial.

Serviço

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Contato: (85) 3101-3335
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h