Cagece participa de pesquisa do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

4 de janeiro de 2024 - 09:47 # # #

Ascom Cagece - Texto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi selecionada como empresa piloto para participar da Coleta Experimental para o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). O novo sistema, que deve substituir o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2024, tem o objetivo de coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico; disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico; além de permitir e facilitar o monitoramento e a avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos serviços de saneamento básico.

A companhia está coletando informações e importando dados diretamente na plataforma disponibilizada pelo Ministério das Cidades. Entre os principais dados informados estão o cadastro de infraestrutura administrativa e financeiras, gestão técnica de água e esgoto e balanço patrimonial. De acordo com a titular da Gerência de Governança, Riscos e Conformidade da Cagece, Michele Aguiar, a participação na Coleta Experimental vai contribuir para que o Ministério das Cidades identifique os maiores desafios do setor e aprimore o material de apoio para coleta de dados.

“Além disso, conhecer como os dados são obtidos, seja por estimativas, monitoramento regular ou inviabilidade, é crucial para orientar estratégias futuras sobre como obter as informações solicitadas. A percepção sobre as funcionalidades e a facilidade de interação com os formulários do Sinisa também é valiosa para melhorar a experiência de coleta de dados”, acrescenta a gestora.

O processo de coleta e análise das informações e geração de indicadores é similar ao executado pelo SNIS, no entanto inclui algumas diferenças: inclusão dos gestores públicos dos titulares dos serviços de saneamento básico no fornecimento de informações, separação do módulo único do SNIS Água e Esgoto em dois módulos distintos, detalhamento dos investimentos em ampliação da capacidade ou reposição de infraestrutura, inclusão das entidades reguladoras no fornecimento de informações, incorporação de formulários sobre infraestrutura nos módulos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.