Assinada ordem de serviço que garante manutenção dos sistemas do Programa Água Doce

8 de janeiro de 2024 - 11:50 # # #

Ascom SRH - Texto e foto

Com o objetivo de garantir o bom funcionamento dos sistemas do Programa Água Doce, a Secretaria dos Recursos Hídricos assinou, nesta segunda-feira (08), a ordem de serviço que prevê a manutenção dos 252 sistemas dessalinizadores instalados no Ceará.

Com um contrato de mais de R$ 1.911.000 (um milhão novecentos e onze mil reais), o serviço assegura a manutenção corretiva e preventiva, com fornecimento de peças para os sistemas de dessalinização instalados em comunidades rurais difusas no âmbito do Programa Água Doce.

O Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, destacou a importância do momento para a garantia do abastecimento hídrico:

“Essa ordem de serviço garantirá o água para mais de 40 municípios que são atendidos pelo Programa, permitindo que a empresa contratada possa fazer todas as manutenções necessárias e, assim, oferecermos água em quantidade e qualidade suficiente para todos os cearenses”, apontou Aderilo.

Com um prazo de execução de 12 meses, a manutenção conta com um cronograma de trabalhos elaborado por ordem de criticidade, para que a Construtora contratada o siga, a fim de que a logística adotada contemple primeiramente as regiões prioritárias.

Além do Secretário Executivo, participaram do momento os técnicos do Programa Água Doce no Ceará, representados por Liduina Carvalho, Eduardo Aires, Raimunda Helena, Jacira Vieira, João Gurgel, Rosana Frota, coordenados por Roger Castelo, além do Coordenador de Infraestrutura de Recursos Hídricos, Tiago Brasileiro, e representantes da Construtora Potiguar – empresa que fará a manutenção.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce – PAD é uma iniciativa do Governo Federal, implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Por meio da instalação de sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido brasileiro, o programa visa melhorar as condições de acesso à água de qualidade para consumo humano.

No Ceará, o programa é coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos e beneficia 252 comunidades de 44 municípios.