CEE realiza primeira reunião de planejamento de 2024

11 de janeiro de 2024 - 11:15 # # #

Ascom CEE - Texto e Foto

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) realizou, na manhã desta quarta-feira, 10/1, a primeira reunião do calendário de 2024 do Conselho Pleno do órgão, que reúne os 21 conselheiros sob a coordenação da presidência do CEE. Realizado na sede do Conselho, o encontro foi efetivado para uma ampla discussão sobre o planejamento do CEE para o período de 2024 a 2026. A reunião marcou a retomada das reuniões presenciais dos conselheiros após o término da pandemia de Covid 19. A manhã de trabalho também representou um amplo reencontro de educadores integrantes da equipe do CEE.

Os conselheiros foram recepcionados pela presidente do Conselho, professora Ada Pimentel, que destacou o significado especial da retomada das reuniões presenciais dos conselheiros após longo período de realização de encontros por meio de videoconferências. “É muito bom voltamos a nos ver olho no olho”, disse. Ela também enfatizou a importância da discussão do planejamento do CEE para o período de 2024 a 2026. “O planejamento provê condições de maior segurança e menor margem de erros. É o planejamento que define ações, projetos, metas e objetivos, visando mudar e aprimorar a situação atual ou explorar as possibilidades futuras do órgão”, afirmou a gestora.

A reunião teve continuidade com a apresentação de vídeo institucional, contendo informações das principais atividades do CEE ao longo de 2023, com destaque para o número de instituições de ensino sob a jurisdição do Conselho, capacitações, fortalecimento de parcerias e desafios. Em seguida, os conselheiros foram divididos em grupos de trabalhos e realizaram a avaliação do planejamento do órgão, que foi elaborado considerando os seguintes itens: as demandas da sociedade e as respectivas entregas, a efetividade dos resultados, a implantação de uma nova metodologia de lidar com as pessoas no CEE, o fortalecimento das relações com usuários e parceiros, o redirecionamento dos processos internos e a inovação tecnológica. A discussão envolveu a análise dos ambientes interno e externo do Conselho, com a avaliação dos pontos fortes e fracos e dos objetivos estratégicos do órgão.

Todas as avaliações e propostas apresentadas pelos conselheiros serão sintetizadas pela Coordenadoria de Planejamento do CEE (Cepas) e reavaliadas em nova reunião plenária para a conclusão do Planejamento CEE 2024-2016. A data do encontro ainda será definida pela Secretaria Geral do Conselho.

Um momento especial no encontro foi a participação do superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará) e diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo André Holanda. O gestor estava acompanhado do assessor especial da Diretoria Regional, Felipe Barros Leal Rocha. Na breve visita ao CEE, ele presentou a presidente Ada Pimentel e os demais conselheiros com dois livros (Eu e Minhas Circunstâncias e O Avanço Tecnológico da Medicina) escritos pelo seu pai, o engenheiro e político cearense Ariosto Holanda, autor de diversas obras e artigos relevantes sobre ciência e tecnologia. Não por acaso, foi, por duas vezes, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Os conselheiros também receberam exemplares da obra “Senai Ceará, 80 anos de inovação para o futuro da indústria”. Na ocasião, Paulo André Holanda manifestou o grande interesse em fortalecer a parceria entre o Sesi e Senai com o CEE.