Com sala sensorial para autistas, Governo do Ceará inaugura espaço em Fortaleza para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

11 de janeiro de 2024 - 14:30 # # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos


A Carteira de Identidade Nacional está sendo emitida em todo território cearense

Luna, de 10 anos, estava hoje cedinho acompanhada pela mãe na nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para tirar a sua primeira carteira de identidade. A mãe, Grazia, comemorou o novo local e o atendimento recebido. “A experiência foi maravilhosa, porque é um local pensado para pessoas que precisam de uma maior atenção. Falando nos autistas, é ideal, pois não há barulho e a pessoa, independente da idade, fica mais tranquilo em realizar o serviço. A Luna amou a experiência”, contou a mãe.

Foi pensando também em pessoas como Luna, com transtorno do espectro autista (TEA), que o Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (11), o novo espaço da Coordenadoria da Pefoce, no bairro Benfica, em Fortaleza. O local presta o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), primeira e segunda via, e conta com sala sensorial exclusiva para atendimento do público com TEA.

O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância desse momento, tanto para os servidores, que recebem um novo espaço adequado para atendimento, quanto para os cearenses que irão se beneficiar do local e da forma como o serviço será prestado.

“Eu penso que aqui são várias coisas importantes para o povo cearense acontecendo hoje. Primeiro, as condições de trabalho para os servidores, com a reforma e as melhores condições de atendimento para o cearense que vem em busca do local. Principalmente para pessoas que precisam de um atendimento mais especializado. Atender com sensibilidade, com carinho e atenção”, enfatizou o governador.

“Além disso, temos aqui o lançamento da Carteira de Identificação Nacional, uma conquista importante para o Brasil, que vai favorecer muito o nosso banco de dados para integrarmos nosso sistema, tanto para área da saúde, quando educação, segurança e programas sociais”, completou. O Governo do Ceará investiu R$ 2.317.572,13 para a reforma e funcionamento da nova sede.

Identidade Nacional

O novo documento nacional, que começa a ser emitido hoje (11), em todo o Ceará, traz uma importante mudança. Agora, quem tirar a nova identidade, a numeração será única, apenas o CPF. Desta forma, permite a integração com outros órgãos e serviços.

“Estamos fazendo essa virada de chave. A partir de hoje será emitido o documento em todo o território cearense, e existe um treinamento sendo executado em todo o estado, com prefeituras e parceiros para a emissão dessas identidades. Aqui (na coordenadoria) serão emitidas 350 carteiras por dia. A ideia é ter um aumento de emissões, ao longo do ano, junto a Vapt-Vupts, Casa do Cidadão e Secretária da Proteção Social”, explicou o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres.

A primeira via do novo modelo em papel de segurança é gratuita, mesmo para o cidadão que já tenha emitido outras versões anteriores. O assessor especial do Ministério da Gestão e Inovação, Danilo Bertazi, detalhou a importância da CIN para projetos em todo o território brasileiro.

“A Carteira de Identidade Nacional é um projeto prioritário pro Governo Federal, porque a identidade única do cidadão traz benefícios para a melhora da prestação de serviços públicos. Pois quando identificamos o cidadão, um a um, com uma única identidade, podemos melhorar toda a gestão do serviço público. Além disso, traz ganhos econômicos no combate a fraudes”, explicou o representante da União.

As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo continuarão válidas até o ano de 2032. Para adquirir a nova carteira a documentação necessária é: certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado); CPF e comprovante de residência. Se autista, além da certidão de nascimento e CPF, também é necessário o documento do responsável e o laudo médico com CID específica para autismo para inserção do símbolo na carteira.

Gael Carlos, de quase 3 anos, já terá na sua primeira identidade o número único. A mãe, Celiane, que levou o garoto cedinho à nova sede da Coordenaria, sentiu-se satisfeita com a inauguração, agora mais perto de casa.

“Eu cheguei cedo para ser uma das primeiras atendidas, gostei do acolhimento e do serviço. Acredito que foi muito bom trazer essa nova sede para Fortaleza”, comentou Celiane. “Gael chegou não querendo fazer foto e nem identidade, pouco tempo já estava fazendo amizades e agarrado com um brinquedo. Foi um atendimento com acolhimento”, completou a mãe.

Acolhimento

Com a sala sensorial, não apenas as pessoas com deficiência se sentiram acolhidas, mas também seus responsáveis. Acompanhando a filha Lindainês, pessoa com Síndrome de Down – na renovação da carteira de identidade, Valéria Machado compartilhou o sentimento de acolhimento recebido.

“Eu fiquei surpresa e feliz por estarmos ganhando esse espaço, uma sala linda, cheia de brinquedos, que passa acolhimento, é importante para gente, que temos crianças especiais, porque pode acontecer uma crise, por ser um local de muita gente. É mais um espaço que mãe especial precisa e está recebendo”, comemorou Valéria.

Fortalecimento do serviço prestado

Representando o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, o secretário-executivo da Pasta, Sérgio Santos, pontuou a importância do investimento em serviços como este.

“O que está acontecendo aqui é a concretização da preocupação que o Governo do Estado tem, através do nosso governador, com a população. A Pefoce é vinculada da Secretaria da Segurança Pública e a gente se engana quando pensa que as vinculadas são voltadas apenas para o combate à criminalidade. Aqui é uma prova da preocupação de também fazer esse trabalho social. E através desse trabalho a gente fortalece a sociedade e nossas investigações”, concluiu o secretário.