IDT/Sine de Itapipoca atende em nova sede

12 de janeiro de 2024 - 16:52 # # #

Ascom IDT - Texto e Fotos

Com uma população estimada em 131 mil pessoas e dinâmica crescente do mercado de trabalho, sobretudo nos setores da indústria, serviços e comércio, o município de Itapipoca conta agora com uma nova unidade do IDT/Sine, pronta para atender melhor às necessidades de trabalhadores e empresários da região.

O equipamento foi inaugurado nesta sexta-feira (12), pelo secretário Estadual do Trabalho, Vladyson Viana; pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Walter Cavalcante; pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Raimundo Angelo; e pelo prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro.

A nova sede já está em funcionamento de 8h às 16h30, na sala administrativa, localizada no 3º andar do Mercado Central – Avenida Anastácio Braga, 911, no centro da cidade.

Para o trabalhador Juliano Gomes, que ia com frequência ao antigo prédio no bairro do Coqueiro, a mudança melhorou o acesso para quem busca os serviços do IDT/Sine no município. “Aqui tá bem melhor porque fica mais perto de tudo, é mais viável do que no outro bairro, porque era muito longe, a gente precisava pegar um moto táxi. Gostei muito da nova Unidade, é muito aconchegante, tem uma recepção maravilhosa, é nota dez”.

“Essa nova sede melhorou o acesso aos serviços e também oferece mais conforto e praticidade para trabalhadores e parceiros. Itapipoca tem uma posição de destaque no mercado de trabalho cearense e merece um equipamento mais moderno e bem estruturado para oferecer à população”, destaca o secretário do Trabalho Vladyson Viana.

De acordo com o prefeito Felipe Pinheiro, a nova localização do equipamento representa uma melhoria para os trabalhadores que acessam os serviços da instituição. “Com essa importante medida do Governo do Ceará, a sede do Sine/IDT agora vai ficar mais perto da população, no centro da cidade. Isso representa um grande avanço para a população itapipoquense, facilitando o acesso a esse equipamento que garante oportunidades de emprego e renda para quem mais precisa”, reforça Pinheiro.

Uma presença marcante na região

Ao longo de 10 anos de atuação no município, o Sine/IDT de Itapipoca atendeu a cerca de 200 mil trabalhadores para serviços de cadastro, consulta de vagas, encaminhamentos, recrutamento e seleção, seguro-desemprego, capacitação para o mercado do trabalho, acesso ao microcrédito por meio do programa Ceará Credi e orientações sobre a carteira do trabalho digital.

Nesse mesmo período, 16,7 mil profissionais foram incluídos no mercado por meio da intermediação para vagas de emprego promovida pelo órgão. Para 2024, a expectativa é de expansão em 12% do número de colocados.

“Nós estamos muito gratificados por mais essa importante conquista para o município, em parceria com a prefeitura de Itapipoca. Um ambiente de trabalho adequado e acessível influi diretamente na qualidade do serviço que a gente entrega, a população está de parabéns pelo novo espaço”, ressalta o presidente do IDT/Sine, Raimundo Ângelo.

Mercado de trabalho em Itapipoca

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em 2023, na cidade de Itapipoca, considerando o estoque de empregados com carteira assinada, os setores econômicos que se destacaram foram Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro, Artigos para Viagem e Calçados (4.984), o Comércio Varejista (2.305), a Administração Pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (1.355) e a Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1.095).