Agendando o passeio de janeiro? Uma exposição gratuita te aguarda nos equipamentos culturais da Secult Ceará

15 de janeiro de 2024 - 09:08 # # # # # # # # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto
Jeny Sousa - Estação das Artes, Deivyson Teixeira - MIS, Ascom Secult, Thiago Matine e Marília Camelo - Pinacoteca do Ceará - Fotos

Reunindo variedade de temas, expressões artísticas e recursos tecnológicos, 20 exposições estão de portas abertas, oferecendo conhecimento e atividades lúdicas para todos os públicos

Identificar e abraçar inúmeras formas de se ler o mundo. Um passeio pela história, desbravando passados e entendendo o presente. Aprender brincando e deixar a imaginação correr solta. Estes e muitos outros benefícios acontecem quando visitamos uma exposição.

Esta viagem única por meio do conhecimento é destaque na programação disponível na Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Com entrada gratuita, uma diversa lista de expressões artísticas está à disposição dos mais variados públicos.

Fotografia, imersão audiovisual, pintura, instalação, obras interativas. Ao todo, 20 mostras repercutem a produção cearense de ontem e hoje. Está querendo aproveitar as férias de janeiro? A pedida é anotar na agenda e se organizar com a família para não perder estas oportunidades.

É momento de adentrar a arte e universo de um dos maiores artistas do País. O cearense Leonilson (1967-1993) é presente na Pinacoteca do Ceará com a mostra “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. Dentre as mostras em cartaz é possível conhecer a fauna do estado por meio de tecnologia e recursos que unem vídeo e projeção. Adentrar tradições como a do retrato pintado, a sabedoria de Mestres da Cultura e a formação do Ceará por meio de sua rede ferroviária (no Museu Ferroviário Estação João Felipe).

Voos sem igual

Tem exposição novinha chegando. O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-Ceará) recebe a instalação imersiva “Aves do Ceará”. No trabalho concebido e dirigido pelo VJ Suave, duo formado por Ceci Soloaga (ARG) e Ygor Marotta (SP), é possível conhecer 29 aves encontradas no Ceará.

A partir de animações 2D e 3D, com projeções 360º em quatro paredes e no chão, esta narrativa audiovisual celebra a beleza única destes animais em seus habitats. A produção também nos transporta ao passado, apresentando duas aves fósseis do período cretáceo, encontradas no Ceará. “Cratoavis” e “kaririavis mater” conectam o visitante à evolução da fauna cearense ao longo do tempo.

O ornitólogo cearense Jefferson Bob (Potengi) também participou da equipe criativa. O evento de abertura acontece neste sábado (13), às 18h, e terá apresentação do Grupo Uirapuru Orquestra de Barro. Criada por Tércio Araripe, a orquestra reúne jovens da comunidade Povoado de Moita Redonda (Cascavel) e utiliza instrumentos de barro.

Fotos da sabedoria e tradição

Em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, a fotografia é destaque com as mostras “Quem dá cartas?!”, de Raul Plassman; e “Retrato de Mestre”, de Mestre Júlio Santos.

Além do próprio Júlio Santos, a exposição traz curadoria de Valéria Laena e equipe do Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac). Referência da fotopintura, o mestre acompanhou a mudança da fotografia analógica para o modo digital nas cidades de romaria cearense.

Um dos objetivos desta exposição é estimular a sociedade tão ativa digitalmente, a experimentar antigas e novas formas de se fotografar, como um local para encontros e trocas, e recordações de narrativas.

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo reúne as exposições “Terra em Transe”, “Encarnado” e “Encantarias Cariri”. A arte da fotografia também marca presença, sob as sensíveis lentes do fotógrafo Samuel Macedo.

Resultado da longa convivência do autor com os mestres e mestras da cultura do Cariri cearense, “Encantarias Cariri” reúne 28 retratos de encher os olhos. É a primeira mostra individual deste talento do Ceará.

Últimos dias para visita

Duas atrações do CDMac, em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), estão com os últimos dias de exibição para este mês. Até 21 de janeiro, “Terra de Gigantes” adentra as fronteiras entre vídeo-instalação, teatro e cinema.

Daniel Lima realizou a curadoria e os trabalhos expostos são de Katú Mirim, Daiara Tukano, Jota Mombaça, Coletivo Legítima Defesa, Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.

Outro destaque é “Festa, Baia, Gira, Cura”, em cartaz até 20 de janeiro. Com curadoria assinada por Marília Oliveira e Rafael Escócio, o trabalho inaugura os festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura (Ilé Àsé Ojú Oyá), dirigido por Pai Valdo de Yansã.

O conjunto soma cerca de 300 fotografias e intervenções com vídeo e frases com a poética dos terreiros. A exposição ocupa duas salas do Museu da Cultura Cearense (MCC) e se expande por espaços externos do Dragão do Mar, como paredes, rampas e varanda. Para o público, é uma oportunidade de conhecer as origens e a história religiosa do Ceará.

No dia 20, sábado, acontece o finissage de “Festa, Baia, Gira, Cura”. O evento é o cortejo de encerramento de “Festa, Baia, Gira, Cura” com a divulgação do catálogo da exposição. O cortejo será puxado por Patrícia Adjokê e banda com início na entrada da Leste-Oeste do Centro Dragão do Mar. Após este breve passeio por alguma das oportunidades culturais nos equipamentos da Secult Ceará, é momento de acompanhar a lista completa de atrações.

Exposições em cartaz

Quixadá

Casa de Saberes Cego Aderaldo
Rua Pascoal Crispino, 167, Centro

“Retrato de Mestre”, de Mestre Júlio Santos
Classificação indicativa: livre

“Quem dá cartas?!”, de Raul Plassman
Classificação indicativa: livre

“Bordando a vida e resistência”, de Tainara Eugênio
Classificação indicativa: livre
Sítio Veiga (Distrito de Dom Maurício)

08h às 12h / 14h às 18h (terça e quarta-feira) e de 08h às 12h /14h às 21h (quinta e sexta-feira)

‌Crato

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras)

“Encantarias Cariri”, de Samuel Macedo
Classificação indicativa: livre
Local: Átrio – Piso 0

“Encarnado”, de Efrain Almeida
Classificação indicativa: livre
Local: Galeria 3 – Piso 2

“Terra em Transe”
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Galerias 1 e 2 – Piso 2

15h às 18h30 (quinta e sexta-feira) e 9h às 19h30 (sábado e domingo)

‌Fortaleza

Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque
Av. Barão de Studart, 410, Meireles

“Aves do Ceará”
Abertura da exposição com o Grupo Uirapuru Orquestra de Barro nesse sábado (13/), às 18h
Classificação indicativa: livre
Praça e sala imersiva

“Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira”
Classificação indicativa: livre
Hall -2 do anexo / andar +2 do anexo

“Só de brincadeira”, de Dim Brinquedim
Classificação indicativa: livre
Praça do MIS

“Escureci”
Classificação indicativa: livre
Andar -1 do anexo

“Laboratório dos Sentidos”
Classificação indicativa: livre
Casarão

10h às 18h (quarta e quinta-feira) e 13h às 20h (sexta a domingo)
Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu

‌Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema

“Festa, Baia, Gira, Cura”, de Jean dos Anjos
Em cartaz até 20 de janeiro
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Museu da Cultura Cearense (MCC)

“Terra de Gigantes”
Em cartaz até 21 de janeiro
Classificação indicativa: livre
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

“Vaqueiros”
Classificação indicativa: livre
Local: Museu da Cultura Cearense (MCC)

9h às 18h (quarta a sexta-feira) e das 13h às 18h (sábados, domingos e feriados)
Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu

Pinacoteca do Ceará
Complexo Estação das Artes (Rua 24 de maio, S/N, Centro)

“Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre

Mostra “Bonito Pra Chover”, com as exposições: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”
Classificação indicativa: livre

12h às 20h (quinta-feira a sábado) e das 10h às 18h (domingo)
Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu

‌Museu Ferroviário Estação João Felipe
Complexo Estação das Artes (Rua 24 de maio, S/N, Centro)

Exposição “Nos trilhos do tempo. Memórias da ferrovia do Ceará”
Classificação indicativa: livre
Pavilhão Expositivo do Museu Ferroviário (acesso pela Pinacoteca do Ceará)

12h às 20h (quinta-feira a sábado) e de 10h às 18h (domingo)

Kuya – Centro de Design do Ceará
Complexo Estação das Artes (Rua 24 de maio, S/N, Centro)

“LADawards na Kuya: Expo Brasil”
Até 14 de janeiro
Classificação indicativa: livre
Área expositiva – 1º andar

9h às 16h (sextas e sábados) de 9h às 15h (domingos)

Acesso até 30 minutos antes do fechamento do museu