Mercado AlimentaCE e MIS realizam exibição de documentário Guardiãs em territórios onde filme foi gravado

16 de janeiro de 2024 - 08:57 # # # #

Ascom Mercado AlimentaCE - Texto
Divulgação - Foto

Nesta sexta-feira (19), os equipamentos irão exibir o doc “Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará” na comunidade quilombola Serra do Evaristo, em Baturité

O Mercado AlimentaCE, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), irá realizar, na sexta-feira (19), a exibição do documentário “Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará” nos territórios onde o webdoc foi gravado. O objetivo é concluir o processo de realização em parceria com as comunidades e retornar às comunidades os saberes compartilhados para a produção do webdoc. O Mercado e o MIS são equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) geridos em parceria com o Instituto Mirante.

Nesta sexta (19), o local de exibição será a comunidade quilombola Serra do Evaristo, em Baturité, local onde residem Lúcia e Socorro, protagonistas do filme. A apresentação do filme encerra uma série de projeções realizadas nos territórios nos últimos três meses. Em novembro e dezembro, houve exibição em Apiques, no Assentamento Maceió, em Itapipoca, local onde reside Maria Luísa, e no Povoado de Volta Grande, em Fortim, cidade de Conceição.

“É uma devolutiva dentro desses territórios com a participação das Guardiãs e das comunidades onde elas estão inseridas”, explica Iury de Melo, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado. “A ideia é contribuir para que essas pessoas e comunidades também se reconheçam como produtores de saberes e de cultura, especialmente quando essas expressões e práticas culturais se misturam com o saber-fazer cotidiano. Então essa presença e relação com os territórios é uma responsabilidade também nossa dentro dessa construção e valorização coletiva”, afirma.

O documentário conta as histórias de quatro mulheres de diferentes regiões que preservam os saberes alimentares de seus territórios. Em Volta Grande, Fortim, Conceição percorre sozinha a areia branca do povoado para fazer seu café de Manjerioba, colhido, debulhado, torrado e pilado como a mãe de sua mãe fazia. Na Serra do Evaristo, em Baturité, Lúcia resgata outros tempos da comunidade quilombola enquanto cozinha receitas ancestrais, como o Minuto, no fogão à lenha. Dona Socorro, sua cunhada-comadre, é quem preserva e repassa o saber das ervas medicinais que tratam os males do povo até hoje. Já na Praia do Apiques, no Assentamento Maceió, em Itapipoca, Maria Luísa nos fala do poder do sal, do sol e do tempo que transforma em iguaria as ovas de Camurupim pescadas na região.

Lançado em novembro de 2022, o filme, com realização do Estúdio Voa, é resultado de algumas das dez ações itinerantes realizadas pela equipe de pesquisa e curadoria do Mercado AlimentaCE ao longo de 2022 no interior do Estado. De acordo com Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE, a websérie é um resgate das nossas raízes e o reconhecimento de quem faz a cultura alimentar cearense.

Sobre a parceria com o MIS

“O MIS tem a alegria de se juntar ao Mercado AlimentaCE, neste projeto imensamente relevante e, através disso, dá passos importantes no processo de regionalização do equipamento”, afirma Zoraia Nunes, diretora adjunta do Museu da Imagem e do Som do Ceará.

Com a missão de ampliar o acesso da sociedade ao acervo audiovisual, fotográfico e sonoro do Ceará, estimulando e desenvolvendo pesquisas e atividades científico-culturais, o MIS atua nesta parceria com o Mercado AlimentaCE difundindo a cultura alimentar.

A proposta de exibição nas comunidades surge a partir da identificação dos potenciais de cada um dos equipamentos. “O Mercado vem fazendo esse trabalho há um tempo, este trabalho de levar estas ações pra dentro do estado, entrando em territórios e em contato com essas comunidades. E unimos essa nossa força à vocação do MIS por meio deste processo de difusão do audiovisual”, explica Iury de Melo.

Sinopse do documentário

Histórias de um Ceará que planta, extrai, pesca e cura a partir do alimento. Histórias de um Ceará que preserva as memórias de família e comunidades inteiras, sustenta sonhos, salga a vida. Histórias de um Ceará no feminino. Ceará de Conceição, Lúcia, Socorro e Maria Luísa: mulheres espalhadas em três territórios do Estado, “Guardiãs” da cultura alimentar cearense por meio de diferentes práticas e processos. A cada episódio, uma viagem pelos sabores, saberes e narrativas da nossa própria identidade.

Sobre o Mercado

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Serviço:

Exibição do documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará”
Data: 19 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, Baturité (Ponto de Cultura Quilombola)
Acesso Gratuito