SRH e municípios da Codessul alinham estratégias para segurança hídrica da região

17 de janeiro de 2024 - 08:55 # # #

Ascom SRH - Texto e Foto

Gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos receberam, nessa terça-feira (16), representantes do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul (Codessul) para alinhar estratégias que continuem garantindo o abastecimento hídrico da região mesmo com os impactos do El Niño. A reunião, que teve como objetivo copilar informações de projetos estaduais e municipais, também contou com a presença do presidente do Centec, Acrísio Sena, do presidente da Funceme, Eduardo Sávio, e do coordenador estadual da Defesa Civil, Haroldo Gondim.

Fazem parte da Codessul: Acopiara, Dep Irapuã Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. O presidente do consórcio e prefeito do município de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, apresentou as ideias dos gestores e solicitou apoio dos órgãos estaduais nas tomadas de decisão. “Nossa região historicamente sofre com ausência de chuvas e com o cenário de El Niño a população fica assustada e preocupada. O que queremos é uma integração dos municípios com os órgãos estaduais para alinhar estratégias que ajudem a população”.

O titular da SRH, Robério Monteiro, solicitou que fosse criado um grupo, com representação de todos os municípios associados, para condensar as informações e ajudar na execução das ações. “Precisamos reunir informações tanto da esfera estadual como da municipal, assim evitaremos que o trabalho aconteça de forma dobrada. Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Defesa Civil, Institutos de Ensino. Podemos juntar todas essas forças e realizar um trabalho mais direcionado, com uma execução mais precisa”.

O presidente da Funceme reconheceu o cenário complicado que se desenha para 2024, mas garantiu que o Estado tem se antecipado para buscar reduzir as dificuldades previstas. “Nós entendemos que para a população é mais complicado compreender o cenário. Então, em parceria com a SRH, vamos realizar algumas visitas aos municípios para conversar com a população e apresentar o que vem sendo feito, evitando preocupações e tornando as ações mais efetivas”.

A primeira reunião acontecerá no município de Senador Pompeu, ainda no mês de janeiro. Segundo o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SRH, Ramon Rodrigues, o principal objetivo é mostrar para a população que “nós estamos aqui trabalhando para garantir a segurança hídrica de todos”.