Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a primeira edição do projeto “Janeiro na Batida do Meu Coração”

18 de janeiro de 2024 - 08:07 # # #

Pedro Matheus Vieira Pinheiro - Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto
Divulgação - Foto

Sons e tradições: reisado, coco e maracatu no equipamento cultural de Quixadá

Nesta sexta-feira (19), a Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a primeira edição do projeto “Janeiro na Batida do Meu Coração”, que visa valorizar e fomentar os saberes e fazeres tradicionais e populares da cultura cearense.

Nessa primeira edição, trazemos as brincadeiras do ciclo natalino, com o Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória), a ancestralidade quilombola da Mestra Lourdes – Dança do Coco e Maneiro Pau, e a magia e batuque do ciclo carnavalesco, com o Maracatu Solar, Pingo de Fortaleza. A diversidade de ritmos, cores e tradições embala a folia dos nossos corações.

O projeto destaca a valorização das manifestações dos ciclos natalino e carnavalesco, incluindo pastoris, bois, reisados, fandangos, dramistas, e a envolvente magia e batuque do ciclo carnavalesco. Dessa forma, buscamos fomentar atividades, como bailes, matinês, apresentações de conjuntos, bandas e fanfarras, maracatus, escolas de samba, blocos, cordões, afoxés, entre outras expressões que enriquecem a folia com ritmos, cores e tradições diversas.

Neste pulsante encontro entre tradição e batidas que ecoam em nossos corações, a cultura popular cearense se manifesta em uma sinfonia de zabumbas, violões, cacetes, triângulos, batuques e pandeiros. Essa vibrante expressão, entrelaçada entre o sagrado e o festivo, é um testemunho da riqueza, beleza, magia, força e resistência que permeiam a diversidade da nossa cultura tradicional.

Essa é uma ação de promoção e fomento às manifestações culturais e populares, fortalecendo a política de Patrimônio Cultural e Memória Cearense. É um projeto da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Sobre os grupos

Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória) | Quixeramobim

Em homenagem ao Mestre Piauí (in memoria), um dos principais responsáveis por manter viva em Quixeramobim a festa de expressão popular. Mestre Piauí ganhou o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional do Governo do Estado em 2005 e em 2016 foi reconhecido com o Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Mestre Piauí faleceu em 2019. O Boi Estrela, do Mestre Piauí, atualmente é comandado por um dos seus filhos, o músico Francisco Edvane Ferreira da Silva. Na apresentação temos os personagens tradicionais do boi de reisado, como o Boi, a Burrinha, o Bode, o Jaraguá, a Alma e a Catirina do Boi Estrela.

Mestra Lourdes do Coco, Dança do Coco, Maneiro-pau | Solonópole

Mestra Lourdes do Coco, desde sua infância, juntamente com seus irmãos, presenciava e acompanhava seus pais nas representações tradicionais, sendo mais características as danças do Maneiro-Pau, Dança do Coco, Caretas, Marruá Velho e os Cânticos dos Benditos do mês de Maria no livrinho antigo da avó. Mestra Lourdes tira à risca a celebração das 31 noites de novenas, seguindo a mesma tradição da mãe nos tempos de Padre Cícero, inclusive com cânticos em Latim no modus sertanejo. Tais manifestações seguem vivas até hoje na lembrança, memória e na vida de Lourdes Coco e de seus filhos e netos. Atualmente é casada e teve 6 filhos, repassando para as crianças a tradição cultural da avó. Nos primeiros passos da criança, dona Lourdes Coco já inicia seus netos nas Danças do Coco e Maneiro-pau, passando a dança de geração em geração na comunidade e apresentando-se em praças e espaços públicos de toda a região como maneira de garantir que esses bens culturais de natureza imaterial sejam difundidos e continuados.

Maracatu Solar | Fortaleza

O Maracatu Solar tem como características principais a diversidade rítmica, a não obrigatoriedade do uso do negrume, fantasias leves e a não competitividade no carnaval no carnaval oficial. Na sua apresentação interpreta loas (canções) em vários ritmos do universo do maracatu cearenses, tais como Batuque Solene, Ijexá, Luanda, Ymalê, 5 toques entre outros. No repertório clássicos como Solencanto (Pingo de Fortaleza), Maculelê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) e Noite Azul (Pingo de Fortaleza, Parahyba e Augusto Moita), e também loas do Maracatu Solar criadas para os carnavais (2006 a 2023), principalmente compostas por Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha. O Maracatu Solar é um Programa de Formação Cultural Continuada vinculado a Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar,

fundado no final de 2006, tendo como idealizadores Pingo de Fortaleza e vários artistas, tais como Descartes Gadelha e Alan Mendonça.

Serviço

Janeiro na Batida do Meu Coração

19 de janeiro de 2024
18h – Bodega da Casa
19h – Reisado Boi Estrela – Discípulos do Mestre Piauí (In Memória) – Quixeramobim 20h – Mestra Lourdes do Coco – Dança do Coco e Maneiro Pau – Solonópole 21h – Maracatu Solar – Fortaleza
Local: em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo