Programa Cientista-chefe entra em nova fase na Saúde do Ceará e potencializa pesquisas

18 de janeiro de 2024 - 08:08 # # # #

Juliana Marques - Ascom Esp-CE - Texto
Elon Nepomuceno - Foto

O físico José Soares de Andrade Júnior (segundo da esquerda para a direita) é o cientista-chefe de Dados da Saúde

A gestão pública do Ceará tem contado com a participação efetiva do meio acadêmico, a fim de desenvolver e aperfeiçoar soluções de ciência, de tecnologia e de inovação e também melhorar os serviços e a qualidade de vida da população. O Programa Cientista-chefe, por exemplo, criado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), é um exemplo concreto dessa atuação colaborativa. Por meio dele, equipes de pesquisadores atuam nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do governo estadual para encontrar soluções a partir de metodologias e pesquisas científicas.

Há seis anos o projeto atua com importantes contribuições em cerca de 20 áreas. Uma delas, a Saúde, entra numa nova fase, neste ano, com gestão e projetos reformulados.

Sob nova direção

O físico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Soares de Andrade Júnior, agora é o cientista-chefe de Dados da Saúde. O especialista teve forte atuação na pandemia de covid-19, fazendo a análise detalhada dos indicadores e auxiliando na tomada de decisões do Poder Executivo.

Soares conta com uma equipe robusta e de excelência, composta por outros cinco físicos e com a colaboração de médicos e epidemiologistas. O grupo foi acolhido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e irá atuar direto das dependências da autarquia.

“Nós temos profissionais com especialidades em Física Estatística e Computacional, Ciência de Dados e, também, em Sistemas Complexos, uma área de pesquisa relativamente recente onde se procura caracterizar e analisar estatística e matematicamente sistemas com muitos componentes interagindo entre si e que podem apresentar comportamentos emergentes. Por conta dessa nossa atuação, é que entramos no campo da epidemiologia”, revela.

Projetos futuros

Com a atual configuração da iniciativa, novas pesquisas, que atendem às necessidades da Sesa, já foram iniciadas. São estudos sobre neoplasias (cânceres) e violências letais nos quesitos da Saúde e da Segurança Pública. O objetivo é analisar como esses fatores se comportam no Estado, em um contexto epidemiológico.

“Queremos entender como os casos de câncer e suas tipificações têm acontecido ao longo dos últimos dez ou vinte anos, aqui, no Ceará, e também analisar os eventos de violências letais, ambos sob uma perspectiva epidemiológica”, explica o físico.

Desde o início do programa, o grupo de cientistas da Saúde possui relação direta com a ESP/CE, contemplando atividades acadêmicas, científicas e de inovação pública. Segundo o superintendente da instituição, Luciano Pamplona, o ambiente da escola é propício para o trabalho de pesquisas e análises.

“É extremamente importante para a ESP ter uma pessoa com a expertise e a capacidade técnica e científica do professor Soares. Sem dúvida alguma, ele e sua equipe vão prover informações de qualidade para a área da Saúde”, analisa.

Para o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), as mudanças trazem boas expectativas para a pasta estadual. “O que a gente espera agora é conseguir desenhar todos esses projetos, dar continuidade aos estudos e ter, o mais rápido possível, resultados preliminares que vão embasar as análises mais robustas de grandes bancos de dados”, avalia o gestor.

Ampla atuação

Ao todo, o Programa conta com 20 cientistas-chefe, que atuam em áreas como Segurança Pública, Educação, Análise de Dados, Recursos Hídricos, Energias Renováveis e a Saúde. Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Estado.

Cada equipe é coordenada por um cientista-chefe cuja escolha ou indicação segue alguns critérios, como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível de instituições cearenses. Esse último segue a classificação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para especificar os cursos de excelência em todo o País.

Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser atendido pelo programa.

Conheça os projetos do Programa Cientista-chefe

Currículo

José Soares é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro do colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da UFC (nível 7 na avaliação da Capes), bolsista de pesquisa do CNPq nível 1A e membro permanente da Academia Brasileira de Ciências. Ele também ocupou o cargo de pró-reitor de relações internacionais da UFC (2017-2019).

O profissional possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Sistemas Complexos, atuando, principalmente, nos temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.