Hias aprimora atendimento ambulatorial com novo Centro de Especialidades

19 de janeiro de 2024 - 11:52 # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto
Arthur Sousa - Arte gráfica

Novo Centro de Especialidades do Hias reforça o compromisso em oferecer uma abordagem abrangente e integrada à saúde às crianças do Ceará

Começaram a funcionar nesta quinta-feira (18) as atividades do Centro de Especialidades do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O espaço anexo, localizado na rua Jorge Acúrcio, 807 (Vila União), visa expandir e aprimorar os serviços ambulatoriais oferecidos pela instituição.

Os profissionais que irão atender na unidade visitaram as instalações recém-renovadas na última quarta-feira (17). A estrutura completa inclui consultórios médicos e multiprofissionais, espaço lúdico dedicado às crianças, salas de coordenação, banheiros e refeitório.

Os profissionais que irão atender na unidade visitaram as instalações na última quarta-feira (17)

O Centro de Especialidades abrigará os serviços ambulatoriais de Psiquiatria, Ginecologia, Dermatologia, Homeopatia, Cirurgia Geral, Oncologia Neurológica (neurofibromatose) e Oncologia Hematológica (hemangioma). O espaço também abriga o Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado (Naif), que engloba Cirurgia Buco-maxilar, Pediatria, Genética, Fonoaudiologia e Serviço Social; bem como o Núcleo de Orientação e Estimulação ao Lactente (Noel), com serviços de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pediatria e Neurologia.

Compromisso

Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, o novo Centro de Especialidades reforça o compromisso da instituição, referência em atendimento pediátrico de alta complexidade no Ceará, em oferecer uma abordagem abrangente e integrada à saúde. “Com o objetivo de proporcionar uma acolhida ainda mais eficiente tanto para nossos colaboradores quanto para as crianças, tomamos a iniciativa de expandir nossas instalações. É com grande satisfação que damos as boas-vindas a todos, incentivando que se sintam em casa. Precisamos estar abertos às mudanças, pois isso nos permite aprimorar continuamente nossa missão”, afirmou.

A coordenadora do Ambulatório de Especialidades, Sônia Guerreiro, ressaltou a recepção e a flexibilidade dos profissionais que se dispuseram a integrar a mudança de sede. “Agradecemos aos colegas que nos receberam com tanto zelo e hospitalidade. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para que já chegássemos em um ambiente acolhedor”, declarou.

A médica geneticista Erlane Ribeiro, uma das profissionais que integra o atendimento do Centro de Especialidades, destaca que o espaço representa o contínuo crescimento do Albert Sabin. “O Hias é uma instituição que não para de evoluir, incorporando novas especialidades que o SUS assume. A estrutura física está linda, mas o verdadeiro diferencial será moldado por nosso empenho e dedicação em proporcionar o melhor”, disse.

Programa APLV

No mesmo anexo ao Hias, também já está em pleno funcionamento o atendimento especializado do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). O espaço foi planejado de modo que o fluxo de pacientes das duas unidades fosse segregado, de modo a garantir uma assistência fluida e eficaz.