SAP realiza roda de conversa com o tema “Cuidados em Saúde Mental” em alusão a campanha “Janeiro Branco”

19 de janeiro de 2024 - 10:09 # # #

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

Com o intuito de realizar atividades ligadas ao bem-estar emocional e conscientizar as pessoas sobre a importância do autocuidado, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP), promove uma mesa temática sobre “Cuidados em Saúde Mental”.

A iniciativa foi inspirada pela campanha “Janeiro Branco” e teve participação do enfermeiro, Michell Ângelo Marques Araújo – UFC, da terapeuta holística, Joana Célia Borges Sousa – NUSEP/SAP e do educador físico, Ricardo Colombo- COESP/SAP.

O encontro foi direcionado aos servidores do sistema prisional e contou com a orientação dos palestrantes sobre a necessidade de dar atenção às questões relacionadas à saúde mental e emocional como forma de prevenir danos futuros. A falta de atenção nesse aspecto influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos.

Nos próximos dias, os profissionais também terão oficinas de beleza e autoestima como argiloterapia, corte e escova, sobrancelha e maquiagem. Além disso, também terão atividades integrativas como massoterapia, reflexologia, ventosaterapia, biomagnetismo, auriculoterapia.

Além de atividades na sede do NUSEP e da Secretaria, as unidades prisionais também contarão com rodas de conversas sobre o “Cuidado em Saúde Mental” e práticas integrativas.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, comenta sobre a importância da iniciativa. “A campanha Janeiro Branco traz um alerta sobre a importância dos cuidados em saúde mental e prevenção de agravos e danos que podem ser causados pelo sofrimento psíquico contínuo. É preciso estar atento aos sinais e sintomas como depressão, ansiedade, pânico que podem ser identificados através do autoconhecimento. O adoecimento mental pode ser evitado, com a prevenção e por cuidados individuais, psicoterapia, terapias holísticas, prática de atividade física, lazer, cultura e alimentação saudável. O acolhimento e a empatia são fundamentais no processo de abordagem e tratamento de pessoas com transtorno mental ou algum sofrimento psíquico, por isso preste atenção na pessoa que está ao seu redor, ela pode estar precisando de escuta e apoio”, afirma.

O professor e enfermeiro, Michell Ângelo, da Universidade Federal do Ceará, parabeniza a iniciativa da secretaria. “A campanha inicia em janeiro por ser o início do ano e a referência da cor branca é para simbolizar uma página em branco do ano 2024, podendo escrever e fazer nossas escolhas no decorrer do ano. A ação é uma alerta para iniciar o ano bem e com base no autocuidado. Essa iniciativa vai ajudar muitos profissionais da secretaria, pois são pessoas que lidam com bastante estresse, limites e segurança. A profissão exige cuidado e atenção com a saúde mental”, disse.

A colaboradora da secretaria de administração penitenciária e ressocialização, Paula Rattacaso, comenta sobre a iniciativa. “Estamos vivendo em um mundo muito acelerado e cuidar do corpo e da mente é fundamental. A palestra mostrou várias opções de cuidar dessas áreas e de todo o aparato da secretaria em nos fornecer gratuitamente alguns serviços. Falar de saúde mental é necessário nos dias de hoje. É através desse autocuidado que também nos ajuda a ter uma boa convivência dentro do serviço público e em outras áreas importantes da nossa vida”, conclui.