Saúde do Ceará coordena ações para monitoramento de novas doenças associadas ao trabalho

19 de janeiro de 2024 - 10:28 # # #

Fernanda Teles - Ascom Sesa - Texto
Ascom Sesa - Fotos Juliel Veras - Sesa - Infografia

A covid-19 foi uma das patologias incluídas na nova lista de doenças relacionadas ao trabalho, divulgadas pelo Ministério da Saúde

Sudorese e alergia na pele. Os sintomas físicos do transtorno de ansiedade atingiram o servidor público Carlos Bitencourte após uma mudança brusca de trabalho em 2023, quando também precisou mudar-se de Fortaleza para o interior de São Paulo. “Foi um período extremamente difícil pra mim. Comecei a ter sintomas físicos da ansiedade, nunca tive algo parecido”, diz.

Casos como o de Carlos, de doenças relacionadas ao trabalho, são monitorados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ansiedade foi uma das incluídas na lista atualizada em 2023 pelo Ministério da Saúde (MS), que passou de 182 para 347 enfermidades apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador.

Entre os transtornos mentais, estão ainda Síndrome de Burnout e depressão. Patologias como a covid-19, distúrbios músculo-esqueléticos e alguns tipos de cânceres foram acrescentados à lista. Foi ainda reconhecido pelo Ministério que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas ou assédio moral.

Na Sesa, as alterações estão sendo acompanhadas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat), através da Célula de Vigilância e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cevit).

“As mudanças vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem locais de trabalhos mais seguros e saudáveis. A nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, do setor público ou privado, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal”, esclarece a orientadora da Cevit, Jane Miranda.

Entre as ações priorizadas pela coordenadoria estão também a avaliação das doenças relacionadas ao trabalho, a educação em saúde do trabalhador, a capacitação da rede dos profissionais da Atenção Primária e a inspeção dos ambientes de trabalho.

Atividades de promoção à saúde para trabalhadores

A ginástica laboral é uma das atividades de promoção à saúde do trabalhador realizadas pela Saúde do Ceará

No Nível Central da Saúde do Ceará, a Célula de Qualidade de Vida e Medicina do Trabalho (Cequiv) atua em parceria com a Cevit e iniciou, em setembro de 2023, o serviço de escuta psicológica com os colaboradores. “Antes mesmo da atualização da portaria do Ministério da Saúde já tínhamos alguns indícios de que a pandemia de covid-19 havia potencializado alguns transtornos mentais, especialmente na área dos profissionais de saúde”, explica a orientadora da Cequiv, Patrícia Escóssio.

Carlos Bitencourte é um dos beneficiados do serviço. O analista de gestão em saúde da Sesa retornou para Fortaleza após passar no concurso da Secretaria. “Ao tomar conhecimento do início da escuta psicológica, fiz minha inscrição e iniciei imediatamente os atendimentos. Percebi uma grande melhora após as quatro primeiras sessões”, diz. Para o servidor, o serviço gratuito é de extrema relevância no ambiente de trabalho.

A escuta é realizada por estudantes do curso de graduação em Psicologia, em estágio curricular, numa parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de Fortaleza (Unifor). Além da escuta psicológica, a Cequiv também promove atividades como ginástica laboral de duas a três vezes por semana em cada setor, ações de promoção de bem-estar e eventos internos focados na promoção da saúde dos trabalhadores.

Notificações de casos

Jane Miranda é orientadora da Célula de Vigilância e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cevit) da Sesa

Segundo a orientadora da CEVIT, Jane Miranda, a área faz o monitoramento dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho, através dos registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que são realizados pelos profissionais das unidades da rede SUS no Estado.

O SUS atendeu quase três milhões de casos de doenças ocupacionais no país, entre 2007 e 2022, conforme dados do Ministério da Saúde. A maior parte das notificações, 52,9%, foi relativa a acidentes de trabalho graves. Entre os agravos e doenças com maior incidência em 2023 no Ceará, estão os acidentes de trabalho (8.450 notificações), os acidentes com material biológico (2.643 notificações), as lesões por esforços repetitivos (1.003 notificações) e os transtornos mentais (173 notificações).

“Importante a população compreender que, ao paciente chegar na unidade de saúde, deve ser informado se o adoecimento pode ter sido ocasionado pela rotina laboral para que a informação seja registrada em sistema pelo profissional, no momento do atendimento. É importante ainda que estes profissionais estejam também treinados e atentos para identificar as possíveis causas das patologias”, explica Jane Miranda.

As notificações dos casos de covid-19, doença também incluída na portaria do MS, estão sendo registradas no Sinan desde o início da pandemia, recomendando a relação do adoecimento com a rotina do profissional de saúde em seus locais de trabalho. “Tivemos um total de 10.244 casos de adoecimento por covid registrados no Sistema, no período de 2020 a 2022”, informa a responsável pelo monitoramento na Cevit, Luciana Masuello.

De acordo com ela, os dados notificados no sistema pelos profissionais de saúde, nas unidades do SUS no Ceará, são consolidados semanalmente pela Sesa e servem de base para o planejamento de políticas públicas de saúde regionalizadas. “É de extrema relevância que o poder público tenha informações consistentes e atualizadas para traçar estratégias eficientes que minimizem esses registros de adoecimento relacionados ao trabalho”, finaliza.