Hospital de Saúde Mental abre inscrições para o Simpósio Janeiro Branco

22 de janeiro de 2024 - 15:47 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Brauliana Barbosa - Arte gráfica

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará no dia 30 de janeiro, das 8h às 12h30, o Simpósio Janeiro Branco: construindo pontes para um cuidado integral em saúde mental. Promovido pelo Serviço de Psicologia do HSM, o evento acontece em janeiro por ser o mês da conscientização dos cuidados com a saúde mental.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do HSM, Juliana Murta, explica que esse tipo de campanha abre espaço para dialogar sobre temas que ainda são tabus junto aos profissionais e à população em geral. “Muitas instituições, empresas e equipamentos de saúde também realizam ações durante o mês de janeiro com foco na prevenção, promoção e cuidados com a saúde mental. No HSM, além do Simpósio, que é aberto para a comunidade, estão sendo realizadas diversas atividades para os profissionais”, comenta.

A ação interna tem como tema “Quem Cuida do Cuidador?”. Atualmente, o HSM conta com uma equipe formada por trinta psicólogos que atuam em diversos espaços do hospital, desde o serviço emergencial até o acompanhamento nas unidades de internação e serviços ambulatoriais. Durante esse mês, em parceria com outros profissionais, como assistentes sociais e nutricionistas, eles estão cuidando ainda mais dos funcionários. Estão sendo realizados grupos terapêuticos, meditação e relaxamento, atividades de dança, oficina de nutrição e saúde mental e plantão psicológico.

Profissionais que atuam no Hospital de Saúde Mental participam de ações que promovem a importância do autocuidado

Os psicólogos também estarão presentes no Simpósio Janeiro Branco compartilhando suas vivências e promovendo debates para novos conhecimentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de janeiro (ou até as vagas serem preenchidas). O evento será realizado no auditório principal e estão sendo disponibilizadas 62 vagas. Poderão participar profissionais que atuam na Saúde Mental e estudantes da área da saúde. As inscrições são on-line.

A programação conta com mesa-redonda e palestras que terão como temas: “Prevenção e Cuidado em Saúde Mental: uma visão integrada”; “A RAPS em foco: teias de suporte na construção de uma rede de atenção em Saúde Mental integrada em Fortaleza”; e “Cuidado integral: construindo pontes para uma jornada sustentável”. “Com este evento, vamos abrir espaço de discussão para fortalecer a nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o cuidado multidisciplinar em saúde, além de promover as atualizações a respeito de diferentes temas da saúde mental”, justifica Murta.

A psicóloga aproveita para reforçar a importância de cuidar da saúde mental. “O principal objetivo da campanha é justamente pensar em promoção de saúde mental, por isso, destacamos que o conceito ampliado em saúde mental nos leva a pensar nos determinantes sociais em saúde e em diferentes aspectos como a prática regular de exercício físico, alimentação saudável e pensada a partir das necessidades nutricionais de cada um, rede de apoio profissional, quando necessário, e acesso a espaços de lazer e cuidado”, declara.

Serviço

Simpósio Janeiro Branco: construindo pontes para um cuidado integral em saúde mental
30 de janeiro, das 8h às 12h30
Local: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – HSM (Rua Vicente Nobre Macêdo, S/n – Messejana)
Público-alvo: profissionais que atuam na Saúde Mental e estudantes da área da saúde
Clique aqui para se inscrever