Rodger Rogério comemora 80 anos com show especial no Cineteatro São Luiz

23 de janeiro de 2024 - 08:55 # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Divulgação - Fotos

Mestre da geração que se tornaria conhecida por “Pessoal do Ceará” ao abrir espaços na indústria fonográfica nacional no início dos anos 70, Rodger Rogério, cantor, compositor, violonista, destaque como ator nos filmes “Bacurau”, “Greta” e “Pacarrete”, faz show especialíssimo no domingo, 28 de janeiro de 2024, às 18h, dia de seu aniversário de 80 anos. A comemoração será com boa parte da família no palco: o irmão Rogério Franco, os filhos Pedro Rogério, Daniela Rogério, Flávia Rogério, Rami
Rogério, Mayra Rogério e Tainá Rogério, as netas Julia Fiore e Lucy Rogério. Além de outros grandes músicos de destaque na nossa cena.

O show integra uma série de atividades em comemoração a essa data marcante para esse grande mestre da música do Ceará para o Brasil e marca também o lançamento do disco em que Rodger interpreta canções de dois compositores conterrâneos: seu irmão, Rogério Franco, e Alan Mendonça.

Pouco mais de 50 anos depois do clássico LP “Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem – Pessoal de Ceará”, de Rodger, Téti e Ednardo, Rodger Rogério volta a lançar um disco cheio, seu primeiro álbum exclusivamente como intérprete.

Vale destacar que em 2023 Rodger lançou, em parceria com o cantor e compositor cearense Vitoriano, o álbum “Instante Zero ou O Primeiro Sinal Luminoso”, incluindo inéditas em parceria entre os dois. Que, em 2023, lançou o especial audiovisual “Chão Sagrado Revivido”, regravando a íntegra do repertório do álbum que em 1975 dividiu com a cantora Téti. E que há cinco anos, no mesmo Cineteatro São Luiz, Rodger comemorou 75 anos lançado o EP “Velho Menino”, em parceria com o compositor cearense Dalwton Moura, incluindo o clipe da canção “As deusas d´Iracema”.

Atualmente, o mestre também está gravando canções com seu filho, Pedro Rogério, professor do Curso de Música da UFC, e se dedicando à pré-produção de um disco de inéditas de sua autoria e de diversos parceiros, incluindo três canções compostas com Belchior. “Com toda a sua vontade de viver, Rodger nos dá mais uma lição de que vale a pena se dedicar à arte”, destaca Pedro Rogério, sobre este momento de expectativa para o show e para a abertura do ano inteiro de comemorações.

“Eu começo a comemorar os 80 no dia 28 de janeiro, com esse presente de fazer um show no Cineteatro São Luiz, mas continuo a celebrar durante o ano todo, até os 81”, ressalta Rodger, que costuma dizer que não tem carreira, e sim uma caminhada.

Todas as músicas do repertório são de Rodger Rogério e parceiros, com exceção de “Uma canção a mais” (de Rogério Franco e Dalwton Moura). Além dos “superclássicos”, como “Ponta do lápis” (parceria com Clodo Ferreira, que segue no repertório dos shows de Ney Matogrosso), “O barco de cristal” (com Clodo e Fausto Nilo), “Quando você me pergunta” (com Antônio José Lima e Silva), “Retrato marrom” (com Fausto Nilo), “Falando da vida” e “Curtametragem” (ambas parcerias com Dedé Evangelista), destaque para canções mais raras em seu repertório: “Flutua Terra” (música e letra de Rodger),
“Fox-lore” (de Rodger e Dedé), “Palavras no chão” (inédita de Rodger e Fausto), “Preguiça” (de Rodger e Ricardo Bezerra, registrada no álbum de Rodger e Vitoriano) e “Saudade, sangue e medo”, também inédita.

80 anos e muitas comemorações

Entre outras ações pretendidas para a comemoração de 80 anos de Rodger está a sequência do lançamento dos singles que fazem parte do álbum que o cantor, compositor, multi-instrumentista e multi-artista cearense Gustavo Portela gravou, todo dedicado a releituras de lados B e inéditas de Rodger, incluindo clipes de diversas faixas.

Há ainda planos para um show inédito com o parceiro Clodo Ferreira, piauiense radicado em Brasília, e para novas apresentações do show “Futuro e Memória – Grandes Nomes da Música do Ceará”, projeto de Rogério Franco e Dalwton Moura com dois discos lançados e um espetáculo em que Rodger sobe ao palco com Téti, Edmar Gonçalves, Davi Duarte, Kátia Freitas, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, entre outros.

Além de um dos cantores, compositores e atores mais importantes do País, Rodger Rogério é pai, avô, bisavô, físico, radialista, professor aposentado, “criador da matéria e do imaterial”, com música, cinema, amizades, alegria. “Me sinto começando, sempre. Sempre com o desafio de fazer melhor, interpretar melhor. Além de compor e atuar, cantar é o que mais gosto de fazer. Quero cantar muito, muito. Sempre cantar”, revela Rodger.

Serviço:

Rodger Rogério – 80 anos
Data: 28 de janeiro (domingo)
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre | Duração: 70min
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Local: Cineteatro São Luiz – R. Major Facundo, 500, Centro
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado – 9h30 às 17h. Horários
sujeitos a alterações, de acordo com a programação Telefone para contato: (85) 3252-4138
Venda on-line: https://bileto.sympla.com.br/event/89834
Contato: (85) 9973-3054 (Dalwton Moura)