Ferve + Felipe Cordeiro e espetáculo FortalKuntball são destaques na programação da Estação das Artes neste fim de semana

24 de janeiro de 2024 - 15:37 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Thiago Matine - Foto

Patifaria com DJ Albano Seletor, Vanessa A Cantora e Bloco Glitter também integram as atividades. O Domingo na Estação reúne apresentações infantis e samba

Ballroom, forró das antigas, guitarrada, carimbó e muitas latinidades: neste fim de semana, uma festa de ritmos ocupa a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação reúne FortalKuntball, Patifaria, Ferve + Felipe Cordeiro, Sâmya Kássia e Grupo Bom Lance e atrações infantis entre os dias 25 e 28 de janeiro. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação começa na quinta-feira (25) com o espetáculo de ball intitulado FortalKuntball, atividade em alusão ao mês da visibilidade trans. Balls são bailes da cena ballroom, um movimento de grande relevância na luta pela diversidade criado por mulheres trans negras e latinas de Nova York nos anos 1970. Das 17h às 22h, a FortalKuntball que ocupa a Estação das Artes celebra a temática do disco. Será a segunda ball mainstream do Nordeste e incluirá categorias de estética como dança.

Na sexta-feira (26), a noite é da festa Patifaria, que promove encontros de projetos discotecários desde 2017. A mistura dos ritmos brasileiros/latinos dançantes é a principal característica da pista onde o DJ Albano Seletor e convidados comandam. Nesta edição, participam Vanessa A Cantora e Bloco Glitter, numa mistura elétrica das 17h às 22h.

A cearense Vanessa A Cantora volta ao palco da Estação das Artes com suas inconfundíveis interpretações pessoais do forró das antigas, trazendo uma nova cara para o tradicional e atingindo novos públicos. Já o Bloco Glitter surgiu em 2018 e tem como bandeira a diversidade de corpos, gêneros, músicas e amores.

Pré-Carnaval na Estação com Ferve + Felipe Cordeiro

As DJs Ada Porã, Kaká Di Paula e Maria Tavares carnavalizam a Estação das Artes com o projeto As Serpentinas neste sábado (27). Criado em dezembro de 2021, o coletivo de mulheres toca um repertório plural repleto de brasilidades e latinidades, passeando por batuques, cocos, maracatus, frevos, xaxados, sambas, axés, carimbós e cumbia. A festa começa às 17h.

Logo depois, os sons Amazônicos e do Nordeste brasileiro se misturam na união do guitarrista e cantor paraense Felipe Cordeiro com a Ferve — coletivo de músicos e ativistas da Paraíba e Rio Grande do Norte. Cumbias, lambadas, arrochas, guitarradas, merengues e música pop dançante vindos da brasilidade mais sólida fazem o mundo dançar.

Felipe Cordeiro é um nome em destaque na cena contemporânea brasileira, pioneiro na fusão de estilos populares paraenses com a vanguarda pop. Seu repertório, definido como pop tropical, traz referências da guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica. Com o ex-titãs Arnaldo Antunes compôs “Ela É Tarja Preta”, a música “Problema Seu” foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil a melhor canção de 2013. Nos últimos anos, o artista vem lançando singles solo, como Flecha e com grandes parcerias como Foguinho, com Psirico, De Amor Amor, com Chico César e Muita Onda com Valéria Paiva.

Já a Ferve é um coletivo de artistas oriundos da potiguarias fronteiriças da Paraíba e do Rio Grande do Norte, tendo na sua formação Anderson Foca, DJ Guirraiz e Big Jesi, três dos mais ativos produtores do Nordeste, responsáveis por projetos como o Dosol, BBS, Sinta a Liga a Crew, Mutuca Estúdio, Burro Morto, Camarones Orquestra Guitarrísitica, entre outros.

Domingo na Estação

O Domingo na Estação (28) começa com a já tradicional pintura infantil, que acontece de 9h às 12h. Neste fim de semana, a atividade propõe uma experimentação da gravura em uma brincadeira com carimbos, na qual a inventividade fluirá em composições impressas a partir das peças dispostas. Os carimbos — aproximadamente 40 peças feitas em madeira e borracha — serão disponibilizados pela extensão do papel kraft e poderão ser combinados entre si para a criação de novas imagens, gerando assim uma grande estampa coletiva. A Oficina Pintura Infantil — Gravura com Carimbos é conduzida pela arte-educadora Fleuri Cardoso com auxílio do oficineiro Jesus Enzo.

A partir das 10h, o grupo Zepelim Arte Para Infância apresenta a Jam Session Para Bebês, um espaço lúdico de movimentos entre atuantes, a música e a recepção das crianças. Mediada pelo ator e educador Well Fonseca, a atividade estimula a imaginação a partir da dança, das sonoridades e de gestos que provocam estímulos sensoriais e motores, geram afeto e divertem por meio da percepção poética dos bebês.

Para finalizar a programação, o Mercado AlimentaCE apresenta Sâmya Kássia e Grupo Bom Lance. Natural do bairro Praia de Iracema, o grupo é comandado pela vocalista e cavaquinista Sâmya Kássia, os irmãos Alexandre Castro e Gabriel Ribeiro na percussão e o violonista Felipe Felismino.

Serviço

Estação Férias | Pré-Carnaval

Dias 25 a 28 de janeiro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Acesso gratuito
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Quinta, 25/01
Horário da programação: 17h às 22h. Último acesso às 21h30.
FortalKuntball
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 26/01
Horário da programação: 17h às 22h. Último acesso às 21h30.
Patifaria convida Bloco Glitter e Vanessa A Cantora
Bloco Glitter
Vanessa A Cantora
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 27/01
Horário da programação: 17h às 22h. Último acesso às 21h30.*

As Serpentinas
Ferve + Felipe Cordeiro
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
* A entrada será por ordem de chegada e, após atingir a capacidade máxima do evento (1.500 pessoas), a saída do equipamento não garante retorno, devendo a pessoa retornar à fila.
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 28/01
Horário da programação: 9h às 15h.

Domingo na Estação
Oficina Pintura Infantil — Gravura com Carimbos, com Fleuri Cardoso e Jesus Enzo
Jam Session Para Bebês, com Zepelim Arte Para Infância
Sâmya Kássia e Grupo Bom Lance no Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito.
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: Livre