“Inspirar”: ESP/CE lança websérie sobre trajetórias de sucesso de ex-alunos

24 de janeiro de 2024 - 09:39 # # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Projeto estreia contando a história de enfermeiro de Quixadá (CE)

Transformar vidas por meio da educação. Ao longo dos últimos 30 anos, esse tem sido o compromisso diário da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O equipamento é responsável por capacitar, qualificar e formar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Para cumprir tamanha missão, foram e são diversos projetos educacionais executados, como Residências em Saúde, especializações, cursos livres, seminários, oficinas, etc. Um portfólio que acumula cerca de 50 mil certificações concedidas.

Mais que um número expressivo, resultados que transcendem o currículo de quem passou pelas salas de aula da instituição. E é hora de trazer à luz o diferencial de cada uma dessas trajetórias.

Assim nasce a websérie “Inspirar” que, a partir desta terça-feira (23), apresenta entrevistas especiais com os ex-alunos e destaca os impactos gerados por eles durante a soma e a multiplicação do saber adquirido nos territórios.

O conteúdo multimídia – em vídeo e texto – será publicado no site oficial e nas redes sociais do órgão (Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube) mensalmente, além de marcar a entrada da ESP/CE na plataforma TikTok, uma das maiores na atualidade, reunindo aproximadamente um bilhão de usuários em todo o mundo.

A história inspiradora de Elieldo Sousa

Natural de Quixadá (CE) e vindo de uma família de 11 irmãos, Elieldo Sousa, 29, sempre viu o conhecimento como uma ponte para a ascensão. Ele chegou a fazer o curso de Direito por um ano, mas só conseguiu se encontrar profissionalmente na área da saúde.

“Decidi trancar o Direito e iniciar a Enfermagem. Depois disso, fiz uma formação de bombeiro civil, socorrista e outras capacitações na saúde. Percebi que eu tinha nascido para cuidar das pessoas”, relata.

A busca pelo saber fez com que a história dele se cruzasse com a da ESP/CE em 2022, quando decidiu fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Formação de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc).

“Essa capacitação mudou o meu olhar, no quesito saúde do trabalhador. Hoje, eu consigo ter uma nova visão e percebo que, no atendimento ao paciente, podemos ir além, em relação à percepção dos agravos que podem ter vínculo com o ambiente de trabalho”, explica.

Resultados

Elieldo Sousa pondo em prática o que aprendeu no curso da ESP/CE, durante aula para professores de um polo educacional em Boa Viagem (CE)

Após concluir a trilha de aprendizagem do curso, Elieldo foi convidado pela Prefeitura de Boa Viagem (CE) para orientar a implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no município. A iniciativa é composta por um conjunto de ações que visam à promoção da saúde, à prevenção da morbimortalidade e à redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora.

“Durante a criação da Visat, percebemos que as notificações de agravos na saúde relacionados ao trabalho vinham apenas dos hospitais, dando um indicativo de que as unidades da Atenção Básica precisavam de capacitação para poder coletar e tratar os dados de forma eficaz”, relembra.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Quixeramobim (CE) também cooperou com a ação e, a partir dessa parceria, foi realizado um curso com os profissionais que atuavam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de Reabilitação de Fisioterapia boa-viagenses.

Já orientados e com o conteúdo absorvido, os colaboradores das respectivas unidades puderam fazer corretamente as notificações das queixas recebidas, que são os acidentes graves ocorridos em ambiente de trabalho, os que ocorrem com material biológico e os de trajeto.

Depois do encerramento das atividades da turma-piloto, pelo menos três cursos voltados à temática também foram realizados na Região.

>>> Confira o primeiro episódio da websérie

Atualmente, a Visat de Boa Viagem atua com uma agenda constante de capacitações nos mais diversos segmentos. Neste mês de janeiro, por exemplo, foram firmadas parcerias para a realização de cursos com foco na saúde mental dos profissionais de uma empresa de ração, de uma distribuidora de cosméticos e da companhia de abastecimento de água do município.

Sobre o curso da ESP/CE

O Curso de Aperfeiçoamento de Formação de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é disponibilizado pela ESP/CE desde 2021, tendo capacitado cerca de 310 profissionais de saúde de todo o estado.

Com aulas remotas e atividades de campo, o projeto totaliza 180 horas, distribuídas em três módulos: mapeamento dos processos produtivos no território; vigilância nos ambientes e processos produtivos; e o plano de intervenção.

São contemplados profissionais das Vigilâncias e da Atenção Primária à Saúde (APS) lotados nas Superintendências Regionais de Saúde (SRS), nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e nas secretarias municipais de Saúde, além dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), das Unidades Sentinelas, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos hospitais municipais.