Projeto prevê criação de um dos maiores observatórios de violência contra a mulher do País

24 de janeiro de 2024 - 16:33 # # #

Ascom SCT - Texto e Fotos

A ideia é mapear dados e compreender os cenários de violência, com vistas à construção de políticas públicas eficientes de proteção às mulheres cearenses

A Secretaria das Mulheres irá submeter à aprovação do Programa Cientista Chefe o projeto “Enfrentando as violências contra as mulheres no Estado do Ceará: proposições e tecnologias sociais em políticas públicas”. O objetivo é gerar evidências e propor políticas públicas através de metologias inovadoras e tecnologias sociais.

A proposta foi apresentada pela secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Raquel Andrade, à titular da Secitece, Sandra Monteiro, em visita realizada na tarde desta terça-feira (23). Também estiveram presentes as professoras Helena Frota e Danielle Alves, pesquisadoras do Observatório da Violência contra a Mulher da Universidade Estadual do Ceará (Observem/Uece) e da vice-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Socorro Vieira.

A ideia é integrar os Observatórios das universidades estaduais cearenses para criação de um dos maiores Observatórios da Violência contra a Mulher do país, com a finalidade de mapear dados e compreender os cenários de violências contras as mulheres visando a construção de políticas públicas eficientes de proteção às mulheres cearenses.

Na oportunidade, a secretária Sandra Monteiro recebeu das mãos da professora Helena Frota, a coletânea “Observatório da Violência Contra a Mulher – Monitorando e prevenindo a violência contra a mulher”, publicado pelas editoras EdMeta e EdUECE. A publicação apresenta um trabalho abrangente e significativo com dissertações e teses que trazem dados científicos e acadêmicos obtidos pelo Observem.

Sobre o Cientista Chefe

Lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, o programa Cientista Chefe é uma iniciativa inovadora, que une o meio acadêmico e a gestão pública, através do trabalho de pesquisadores sêniores dentro das secretarias ou órgãos estratégicos estaduais. Eles se integram à equipe de gestão para identificar os principais desafios e encontrar soluções capazes de melhorar os serviços, proporcionando mais qualidade de vida para os cearenses. O programa é executado pela Funcap.