Ceará avança na redução das filas de cirurgias eletivas e regionalização da saúde em 2023

25 de janeiro de 2024 - 08:24 # # #

Levi Aguiar - Ascom Sesa - Texto
Tiago Stille - Casa Civil, Arquivo Pessoal e Sesa - Fotos

Luzia Nascimento é paciente operada de catarata pelo Programa de Redução da Fila de Cirurgias Eletivas

A visão representa 80% de tudo o que os sentidos podem captar juntos. Por meio dela, as pessoas experienciam cores, formas e tamanhos. No entanto, doenças como a catarata podem afetar gradativamente essa percepção e levar até a cegueira. “Por causa da catarata, eu vivi limitações. Eu não enxergava com clareza as cores, os detalhes das minhas mãos ou a delicadeza da natureza. Depois da cirurgia, a minha realidade mudou completamente. Eu tenho mais qualidade de vida e autoestima a cada dia que passa”, relata a moradora de Quiterianópolis, Luzia Nascimento, 32.

O procedimento da paciente foi realizado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Programa de Redução da Fila de Cirurgias Eletivas do Ceará, em 2023. Além de Luzia, três dos cinco filhos dela também nasceram com a doença. “Eu não sabia que o que eu tinha era catarata, porque já estava acostumada. A situação só mudou quando eu descobri a mesma condição no Marcos Levy (11), meu primeiro filho”, conta.

O tratamento da catarata é cirúrgico e a doença é uma das principais causas de cegueira no mundo. “O Levy era muito mais quieto que as outras crianças. Com o tempo, os olhinhos dele começaram a ficar branquinhos. Ele também conseguiu realizar a cirurgia no HGF. Atualmente, estamos todos bem”, comemora a mãe.

A médica e oftalmologista do HGF, Islane Verçosa, acompanhou o caso da família de perto. “A catarata da Luzia era branca, um tipo avançado que tira completamente a visão do paciente. Apesar da baixa visão, ela aprendeu a viver e fazer as atividades. Ela é um caso excepcional. Já realizou a cirurgia do olho esquerdo, no último mês, e está aguardando a evolução do tratamento para fazer a cirurgia no outro olho”, informa a médica.

De acordo com ela, Luzia e os três filhos nasceram com catarata devido a uma condição genética. “Nesse caso, a cirurgia é imprescindível, porque a doença pode gerar um atraso no desenvolvimento psicomotor dos pequenos. A doença atrapalha o processo de entrada de luz e assimilação de formas para o cérebro. Nesse caso, a criança acaba não conseguindo visualizar completamente o cenário diante dela”, detalha.

Programa de Redução da Fila de Cirurgias Eletivas

As cirurgias eletivas são procedimentos programados que não exigem a mesma celeridade que os casos urgentes. No início do ano de 2023, cerca de 68 mil pessoas aguardavam para realizar algum procedimento eletivo. O quantitativo foi usado como base para construir as ações do Programa. Além disso, o Ceará continuou atendendo novas demandas cirúrgicas, considerando a prioridade do paciente. Durante o último ano, mais de 65 mil cirurgias eletivas foram realizadas.

O Programa foi idealizado para acelerar o número de procedimentos realizados e o tempo de espera dos pacientes

“As pessoas estão acreditando no Programa, entrando no Sistema Único de Saúde e atualizando o cadastro delas. Começaram a se ver nas filas por causa da transparência. Esse é o nosso diferencial do Ceará. Os pacientes, por meio do Saúde Digital, podem atualizar o cadastro, pesquisar a própria posição na fila e a unidade em que fará o procedimento”, detalha a coordenadora da Telessaúde e Fila Cirúrgica da Sesa, Melissa Medeiros.

Balanço da Saúde do Ceará no ano de 2023

Além das atividades do Programa, a Sesa atua para promover serviços de saúde para toda a população cearense, com foco na regionalização dos serviços, capacitações dos profissionais, expansão do atendimento oncológico, convocação dos novos servidores estatutários, aumento da cobertura das vacinas de rotina e ampliação da assistência.

Oncologia

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, realizou a primeira captação múltipla de órgãos da Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe. Também iniciou os atendimentos oncológicos e abriu o serviço de politrauma 24 horas.

>>> Oncologia: primeiros pacientes da quimioterapia são atendidos no HRVJ
>>> HRVJ realiza primeira cirurgia oncológica da unidade; procedimento faz parte da interiorização do serviço no Estado

Ampliação da estrutura de atendimento

Outro destaque do ano foram as ampliações dos leitos em diversos hospitais da Rede, com 37 clínicos no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA) e 29 de UTI Adulto tipo II, no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). Houve ainda a inauguração do Centro de Emergência Pediátrica no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), com mais 63 leitos, e a abertura do novo Ambulatório de Especialidades do Hias.

>>> Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara completa 21 anos de assistência à saúde dos cearenses
>>> Regionalização e fortalecimento do SUS marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde do Ceará

Samu 192 Ceará

Ainda como iniciativa do plano de fortalecimento da regionalização da saúde, o Estado teve 40% da frota do Samu 192 Ceará renovada com a entrega de 46 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde e 14 adquiridas pelo Governo do Ceará.

>>> Frota do Samu Ceará é renovada com 33 novas ambulâncias para atender população em 25 municípios

Cobertura vacinal

Com relação à cobertura vacinal, as ações estratégicas em imunização no território cearense refletiram em avanços nos índices de vacinação de rotina de crianças. Destaque para a cobertura vacinal contra febre amarela, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), poliomielite, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). Além disso, o Ceará é o estado brasileiro que mais vacinou contra varicela (89,09% da cobertura vacinal) e a segunda dose da tríplice viral (81,52%).

Estado realizou campanhas estratégicas para incentivar a vacinação

>>> Ceará avança na cobertura de vacinas de rotina, segundo dados do Ministério da Saúde

Novos estatutários

Duas mil pessoas foram convocadas ao longo do ano de 2023: 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de três mil profissionais serão convocados nos próximos três anos.

>>> Cerca de 500 novos servidores tomam posse na Secretaria da Saúde do Ceará

O Governo do Estado realizou a convocação da primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados no concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Ao todo, dois mil profissionais foram chamados em 2023: 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Além disso, mais de três mil serão convocados até 2026; sendo mil em 2024, mil em 2025 e 1.311, em 2026.