Mestra Dadá Leitão compartilha a tradição do Bordado à Mão em Oficina na Casa de Saberes Cego Aderaldo

25 de janeiro de 2024 - 09:20 # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto
David Rabelo - Divulgação - Foto

O equipamento cultural de Quixadá recebe a Mestra Dadá Leitão com uma oficina “Bordando o Coração com a Mão”

No próximo dia 31 de janeiro, das 14h às 18h, a Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Dadá Leitão, conduzirá a oficina “Bordando o Coração com a Mão”. A ação, a ser realizada na Casa de Saberes Cego Aderaldo, oferecerá aos participantes uma oportunidade única de mergulhar no universo do bordado à mão como manifestação cultural, com enfoque na confecção de peças simples.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Dadá Leitão, Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará, título conferido em 2022, traz consigo mais de 50 anos de experiência no bordado. Nascida em Quixeramobim, em 1962, Dadá iniciou sua jornada como bordadeira aos seis anos, quando sua mãe lhe transmitiu os primeiros pontos desta arte tradicional. Desde 1993, dedica-se seu tempo no ateliê, ensinando a arte do bordado a outros entusiastas, com ênfase em pessoas de baixa renda. Essa iniciativa visa proporcionar uma nova fonte de renda por meio da produção de bordados.

A oficina “Bordando o Coração com a Mão” transmite conhecimentos e técnicas valiosas do bordado à mão, e também desempenha um papel vital na preservação e difusão dessa expressão cultural significativa. Os participantes terão a oportunidade única de aprender com uma Mestra cujo comprometimento com a tradição é evidente em décadas de prática dedicada.

Sobre Dadá Leitão

Dadá Leitão é uma Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Tesouro Vivo, reconhecida por seu papel fundamental na preservação e transmissão da arte do bordado à mão. Com mais de 50 anos de experiência, sua paixão e dedicação inspiram uma nova geração a explorar e perpetuar essa rica tradição.

Serviço:

Oficina “Bordando o Coração com a Mão” com a Mestra da Cultura, Dadá Leitão
Data: 31 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167, Centro – Quixadá – CE)