Qualificação em Tecnologia: Secitece discute estratégias para execução do programa C-Jovem

25 de janeiro de 2024 - 15:13 # # #

Ascom Secitece - Texto

Cursos deverão iniciar ainda no primeiro semestre

Na última terça-feira (23) foi realizada, na sede da Secitece, a primeira reunião de planejamento para execução do programa C-Jovem/Capacita Brasil. A iniciativa recebeu mais de R$ 27 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para garantir a qualificação de 7.400 jovens cearenses.

Liderado pela titular da Secitece, Sandra Monteiro, e pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Adeline Lobão, o encontro discutiu as estratégias para a execução do C-Jovem, por meio da oferta de cursos na área de Tecnologia ministrados pelo executores IFCE, Uece e Atlântico. “Juntas, essas três instituições proporcionarão qualificação em temas como Infraestrutura de Redes 5G, Computação em Nuvem, Programação iOS, Ciência de Dados e Desenvolvimento Fullstack”, detalha a secretária Sandra Monteiro.

A reunião contou com a participação da IRede, especialista em soluções educacionais na área de tecnologia, nas pessoas do vice-presidente executivo, Cláudio Fortier, e do gerente de Operações, Mitchel Bomfim. Presente, também, a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro. Um novo encontro será definido para a apresentação do planejamento às instituições executoras (IFCE, Uece e Atlântico).

Sinergia com o mercado

Dentro das estratégias debatidas, está a formalização de parcerias com empresas sediadas no Ceará para aproveitamento dos jovens recém-capacitados. “A ideia é suprir a demanda das empresas e aumentar as possibilidades de empregabilidade dos nossos jovens, por meio de uma formação de qualidade, antenada com as necessidades do mercado”, destacou a secretária executiva Adeline Lobão. A Secitece também estuda formas de garantir oportunidade para os concludentes que decidam empreender.

Os cursos do programa C-Jovem/Capacita Brasil estão previstos para serem iniciados ainda no primeiro semestre deste ano.