Banco de Leite Humano do HGCC amplia atendimento para o setor ambulatorial

26 de janeiro de 2024 - 08:29 # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - HGCC - Fotos

Atendimento às mães acontecerá no setor ambulatorial do HGCC às segundas e sextas-feiras pela manhã

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contará com mais um espaço para atendimento às mães, no setor ambulatorial, a partir deste dia 26 de janeiro. A sala funcionará inicialmente às segundas e sextas-feiras pela manhã. Nos outros dias, as usuárias receberão orientações e panfletos informativos.

“Orientaremos sobre amamentação e aleitamento materno, com ordenha mamária e entrega de frascos para a coleta do leite em domicílio. Nos demais dias, pela manhã, a equipe do banco de leite irá fornecer orientações para a doação, com entrega de materiais informativos e frascos”, explica a enfermeira Cristina Rabelo.

O objetivo do novo local é estimular o aleitamento, aumentar a captação de mães doadoras e fortalecer o estoque de leite. “É uma continuidade do nosso serviço, que já existe no Banco de Leite. Estamos reforçando a atuação e possibilitando mais atendimento. As mães em consultas de retorno dos filhos serão beneficiadas, mas outras mães também podem procurar o atendimento”, complementa Rabelo.

As mães recebem orientações, são atendidas e aprendem a fazer a ordenha do leite

A técnica de Enfermagem Maria Belisa da Silva dos Santos, 28, é de Capistrano. Ela esteve no ambulatório do HGCC para a consulta de retorno da filha. Na oportunidade, também recebeu os cuidados da equipe do Banco de Leite. Ela foi orientada, teve acesso a informações sobre amamentação e ainda se tornou doadora. “É uma sala acolhedora, aconchegante e a gente se sente bem à vontade. Eu achei muito importante este espaço aqui no Anexo porque ajuda muitas mães e as crianças, principalmente a gente que vem para cá (para as consultas)”, destaca Santos.

O espaço também é dedicado ao fortalecimento das ações para incentivar as mães a doar leite materno. Maria Belisa convida outras mães a doarem também. “Além de a gente tirar nossas dúvidas, temos as meninas que nos ajudam e incentivam mais ainda a amamentar nossas crianças. Se a gente tem (leite) além, a gente pode doar para quem precisa. Então venha você também se tornar uma doadora, assim como eu”, destacou.

Amamentação e doação

A enfermeira Cristina Rabelo ressalta que “quando a mãe amamenta e doa leite, a produção se mantém e até aumenta. Alivia a sensação de mamas cheias, previne ingurgitamento (acúmulo de leite nas mamas), mastites, melhora a pega do bebê e ainda salva vidas dos recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”.

O leite materno é um alimento único que ajuda no crescimento e desenvolvimento adequados, previne infecções e alergias, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, entre outros benefícios para o bebê e para a família.

Serviço:

Sala de Atendimento às Mães do Banco de Leite Humano
Setor ambulatorial do HGCC
Ambulatório de Pediatria (Seguimento)
Horário: segunda e sexta-feira, período da manhã
Endereço: Avenida Imperador, 372, Centro – Fortaleza – CE
https://www.hgcc.ce.gov.br/banco-de-leite-humano/