Idace comemora 45 anos com homenagens e iniciativas pela cidadania agrária e o bem viver

26 de janeiro de 2024 - 10:50 # # # #

Júlia Lopes - Ascom Idace - Texto
Breno César e Nildo Vasconcellos - Idace - Fotos

Autarquia especial vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Idace trabalha com regularização fundiária desde 1979 e já chegou a quase 75% de toda a malha cearense medida

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) comemora 45 anos reafirmando seu compromisso histórico com a regularização fundiária e a justiça agrária no Estado. No dia 1º de fevereiro, a festa toma conta dos corredores do órgão, num convite extensivo a todo o Ceará. A partir das 15h, haverá homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, aos ex-superintendentes, às e aos parlamentares que se dedicam a lutar por terra e direitos do campo, aos servidores já falecidos, e a entrega de uma minuta ao Governador Elmano de Freitas para a criação da Medalha Dom Fragoso, que visa homenagear aquelas e aqueles que trabalham pela cidadania agrária e pelo bem viver.

Desde sua fundação em 1979, como Instituto de Terras do Ceará (Iterce), a entidade, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem sido um pilar fundamental na transformação e fortalecimento da agricultura familiar e dos trabalhadores do campo cearense. Tanto que já realizou a regularização de quase 75% de toda a malha cearense. Esta conquista representa uma transformação significativa na vida de muitas famílias, agricultores e comunidades, proporcionando acesso a benefícios públicos, como crédito fundiário e aposentadoria, e desenvolvimento sustentável.

Sob a liderança do professor e advogado João Alfredo Telles Melo, como superintendente, e o contador e agricultor Antônio Amorim, como superintendente adjunto, o Idace se lança pelo lema da Cidadania Agrária e do Bem Viver. Esta visão reflete um compromisso renovado com a reforma agrária, o respeito à Mãe Natureza e o apoio contínuo aos Povos e Comunidades Tradicionais. Ao longo das duas últimas semanas de janeiro, publicaremos no Instagram (@idace.ce) e Facebook (@idace.gov) vídeos e mais informações sobre esses 45 anos.

Celebração, homenagens e eventos cultural

No dia 1º, apresentaremos ao público geral uma exposição de fotos com todas e todos aqueles que fazem a entidade, em um evento especial, além de homenagens a trabalhadores e trabalhadoras do campo, ex-superintendentes, parlamentares e servidores falecidos. Uma minuta será entregue ao governador para a criação da Medalha Dom Antônio Batista Fragoso, honrando aqueles que trabalham incansavelmente pela cidadania agrária e o bem viver.

Como parte das comemorações, haverá uma vibrante feirinha da reforma agrária, destacando produtos locais e celebrando a rica cultura agrária do Ceará. Além disso, o evento contará com uma animada banda de forró, para trazer nossa musicalidade e alegria.

Quem foi Dom Fragoso: destacou-se na defesa dos direitos humanos e políticos no Brasil, de modo particular durante a ditadura civil-militar. Assumiu como projeto de vida as linhas propostas pelo Pacto das Catacumbas, um documento assinado por cerca de 40 padres conciliares no dia 16 de novembro de 1985, nas catacumbas de Domitila, em Roma, durante o Concílio Vaticano II. No ano anterior, havia sido nomeado primeiro bispo de Crateús pelo Papa Paulo VI, função que exerceu até 1998, quando apresentou sua renúncia por limite de idade. Dom Fragoso nasceu no sítio do Riacho Verde, Paraíba, a 10 de dezembro de 1920, e faleceu em 12 de agosto de 2006.

Serviço:

45 anos do Idace
Data: 1º de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Avenida Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo – Fortaleza – CE
Entrada livre