Corpo de Bombeiros resgata jiboia no Crato

29 de janeiro de 2024 - 12:02 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

O Corpo de Bombeiros resgatou uma serpente jiboia, na tarde deste sábado (27), no Sítio São José, Bairro Muriti, no município do Crato – AIS 19. Um morador local se deparou com a serpente em um bananal e, por volta de 12h, ele acionou a Ciops de Juazeiro do Norte. Em seguida, oficiais da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar – Crato se deslocaram até o sítio.

Com habilidade e cuidado, a equipe conseguiu resgatar a serpente, ilesa. O animal, medindo cerca de três metros de comprimento, foi entregue à ONG BiodiveSe, sob a responsabilidade da bióloga Raquel Soares.

O incidente, conforme o CBMCE, demonstra a importância da rápida resposta e da cooperação entre a comunidade, autoridades locais e especialistas, como a ONG BiodiverSe. Atuaram na ocorrência o 3º sargento Juscelino, o cabo Rennan e o soldado Welson.

Balanço

Durante todo o ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11.008 animais, entre espécies silvestres, domésticas, nativas ou exóticas, em todo o Ceará. Os animais resgatados encontravam-se em diversas situações de risco, em meio a incêndios, bem como em locais abandonados e/ou de difícil acesso.

As espécies mais resgatadas foram serpentes, felinos, cães, iguanas e cassacos. O total superou o ano de 2022, que registrou 9,6 mil animais resgatados. Já no ano de 2021, foram 6,2 mil; em 2020, 5,2 mil; e em 2019, 3,9 mil resgates de animais foram registrados. Os resgates são realizados por equipes especializadas, que atuam com segurança e profissionalismo.