Governo do Ceará inaugura III Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas regional) em Iracema

29 de janeiro de 2024 - 08:06 # # #

Ascom SPS - Texto

“Enfatizo nosso compromisso enquanto representantes do Estado com o povo de Iracema e de todos os outros municípios que também serão beneficiados com os serviços deste Creas regional. Tenho certeza que com a chegada deste novo equipamento a população do Vale do Jaguaribe vai ter muito mais reforços no combate às violações contra crianças, mulheres e idosos. Vamos trabalhar juntos para seguir cuidando e acolhendo o povo cearense”, destacou o secretário-executivo da Proteção Social (SPS), Paulo Guedes, durante a inauguração do III Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na cidade de Iracema. Com atuação regionalizada, o equipamento atenderá a população dos municípios de Ererê, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Palhano e Iracema.

A inauguração também contou com a presença do prefeito de Iracema, Celso Gomes. “Agradeço a todos os prefeitos aqui presentes neste momento histórico para nós do Vale do Jaguaribe. Este é um equipamento muito importante para atendermos as famílias mais vulneráveis de Iracema e dos municípios vizinhos que serão também contemplados com os serviços deste Creas regional. Ressalto aqui a importância da equipe que vai atuar neste equipamento e de toda a equipe técnica da SPS, que será primordial para que possamos atender a população com excelência”, ressaltou o prefeito de Iracema.

O Creas de Iracema é a terceira unidade regional inaugurada pelo Governo do Ceará. O novo equipamento soma-se a outras duas unidades de Creas Regionais, que funcionam em Barbalha, atendendo os municípios de Jati, Granjeiro, Nova Olinda, Porteiras, Potengi e Santana do Cariri; e na Capital, Fortaleza, atendendo as cidades de Acarape, Barreira, Chorozinho, Guaramiranga e Pindoretama.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Mônica Gondim, reiterou a importância da inauguração do novo equipamento no município de Iracema.

“O Vale do Jaguaribe ganha muito com a chegada do Creas regional. Para nós trabalhadores do SUAS, está inauguração tem um significado muito forte, pois representa o avanço do SUAS no Estado do Ceará. Este Creas vai atender os municípios de pequeno porte I e II da da Região, contemplando famílias que estão em situação de risco e vulnerabilidade”, concluiu Mônica Gondim.

O Creas oferece serviços socioassistenciais às famílias e cidadãos em situação de risco pessoal ou social, por ameaça ou violação de direitos; e busca reconstruir e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O Centro acompanha, também, a execução de medidas socioeducativas em meio aberto, mantendo uma relação de atendimento e de ações junto ao Poder Judiciário.

Construído e equipado pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), o Creas Iracema recebeu investimento de R$ 1.809.635,33, do Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A nova unidade tem área instalada de 1.320m², cedida pela Prefeitura de Iracema, na sede do município.

A estrutura é composta por dois blocos, um administrativo, com salas de coordenação, secretaria e arquivo; e um bloco de atendimento, com recepção, e salas de acolhimento individual e em grupo. Dispõe ainda de salão de atividades, varanda, sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência; além de copa, despensa e depósito.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Iracema
Dias e horário de funcionamento: segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Rua Erasmo Bezerra de Holanda, S/N, Bairro Beira Rio – Iracema – CE