SAP e PMCE promovem instrução de Patrulha Rural para policiais penais
30 de janeiro de 2024 - 12:09 #instrução #Patrulha Rural #Patrulhamento Tático Prisional #policiais penais
Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Foto
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), em parceria com o Comando Tático Rural (COTAR/BEPI) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), promoveram instrução de Patrulha Rural para policiais penais do Curso de Patrulhamento Tático Prisional.
A qualificação faz parte do conteúdo programático do curso e possui carga horária de 8 horas/aula. A formação tem como objetivo geral proporcionar aos policiais penais conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, além de capacitar os participantes a desempenharem funções com maior segurança nas ações e procedimentos.
A instrução foi ministrada pelo Capitão da 1ª Companhia do BEPI/Comando Tático Rural da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Thiago Sousa. Foram abordados temas como apresentação de conceitos relacionados à instrução tática individual, abordagem a pessoas e veículos, formação em coluna e linha, noções de conduta de patrulha rural, técnicas de emboscadas, noções de rastreamento, dentre outros.
O Capitão da 1ª Companhia do BEPI/Comando Tático Rural da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Thiago Sousa, fala sobre a importância da instrução. “Já tive o prazer de estar aqui em outras situações e em outros cursos que vim participar como aluno. Hoje a missão é ensinar sobre a patrulha rural. Esse conhecimento não é restrito somente para um tipo de polícia. Pelo contrário, ela é fundamental para todos os profissionais que combatem a criminalidade. Fico muito satisfeito quando instituições como Polícia Penal solicitam esse tipo de instrução, porque a gente vê que eles estão querendo se qualificar para combater o crime que está cada dia mais adaptado”, disse.
O policial penal da Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga1), Antunes Gomes, fala sobre a vivência na instrução. “É extremamente gratificante estar participando disso aqui, pois é uma superação incrível. A gente às vezes não tem noção da nossa própria capacidade. Estou honrado em estar participando desse curso e principalmente de aprender essa instrução. Eu sempre imaginei que era extremamente necessário ter uma patrulha para atuar na parte do complexo e no entorno dele. Aprender sobre patrulha rural também é trabalhar a segurança de todos que entram e saem do sistema. Eu sempre me vi muito nessa parte mais operacional, atuando fora e ao redor das unidades. Espero muito concluir e daqui a pouquinho estar fazendo patrulhamento tática no dia a dia”, disse.