Porto Dragão e Centro Cultural do Cariri promovem show de artistas cearenses durante programação do Porto Musical em Recife

31 de janeiro de 2024 - 09:49 # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto
Divulgação - Foto

O show Invasão Cearense acontece na quinta-feira (01/02) e leva um recorte da diversidade musical produzida atualmente no Ceará

Realizado desde 2005, o Porto Musical é uma das feiras de negócios da música mais relevantes do cenário musical nacional e internacional. Marcando presença no evento, o Hub Cultural Porto Dragão e o Centro Cultural do Cariri – equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e com o Instituto Mirante, respectivamente – promovem a ida de artistas cearenses para a 11ª edição presencial da feira, que acontece entre os dias 1 e 3 de fevereiro, no Recife, em Pernambuco, com uma programação cultural gratuita.

O Porto Musical se propõe a desafiar os limites da expressão musical no Nordeste e se coloca como um ponto de convergência para artistas, produtores, programadores de festivais e trabalhadores da cultura e da música no geral, a fim de proporcionar uma plataforma para criação de redes, contatos, trocas de conhecimento e geração de negócios.

Na quinta-feira (01/02), os artistas ocupam o espaço do Terra Café com o show Invasão Cearense, que leva um recorte da diversidade musical do estado, da MPB ao Hip Hop, do samba ao reggae. Entre os nomes que representam essa produção contemporânea estão Agê, Ayla Lemos, Carla Ribeiro, Dextape, Diego Silvestre, Lorena Nunes, Luiza Nobel, Marcvs Av, Thais Costa e Zé de Guerrilla, além da discotecagem de Tauí Castro. A apresentação tem início às 22h e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla.

Além do show, os artistas participam da programação oficial da feira, credenciados para fruir de conferências, oficinas e pitchings – uma oportunidade para apresentarem seus trabalhos e se conectarem com profissionais de destaque do mercado da música.

Circulação

Conectar pessoas, linguagens e territórios é um dos pontos de atuação do Hub Cultural Porto Dragão, focado no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Unindo-se ao Centro Cultural do Cariri – equipamento que promove a discussão e o fazer das artes, da ciência e da cultura, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade – as casas visam oferecer subsídios de estímulo à circulação, ao reconhecimento e à valorização dos produtos artísticos cearenses, difundindo essas produções em instituições de cultura, ensino e comunicação de outros estados do Brasil.

“Com isso, o Hub busca expandir as possibilidades de negócios e qualificar a atividade profissional na área cultural. O Porto Musical é um evento que possibilita apresentar esse recorte da música cearense para programadores de festivais, mas também possui espaços de reflexão sobre o mercado musical e os processos criativos na música”, afirma Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão.

“Estar nesse tipo de evento possibilita aproximação com agentes do mercado e trocas de experiências com outros artistas de diversas regiões do Brasil. Isso amplia a visão dos artistas para a sua carreira e qualifica sua abordagem e ingresso em circuitos de casas e festivais de música”, complementa Ivan Ferraro, gestor de economia criativa do mesmo equipamento.

Sobre os artistas

Agê é compositor e produtor musical multi-instrumentista, graduando em Composição pela UECE. Nascido em Fortaleza, atua na cena cultural da cidade desde 2017. Já colaborou com OutraGalera, Mateus Fazeno Rock, Mumutante, Di Ferreira, Otto e Silvero Pereira. Em 2021, lançou seu primeiro single e, desde então, segue desenvolvendo uma sonoridade rebuscada do neo-soul, R&B e hip hop.

Ayla Lemos é multi-instrumentista, cantora e compositora natural de Fortaleza, Ceará. Iniciou sua carreira como baterista de forma autodidata e logo em seguida começou a tocar em projetos musicais pela cidade. Desta experiência, agregou à sua musicalidade a vivência com artistas de gêneros variados. Em paralelo, manteve uma rotineira pesquisa musical criando suas músicas e canções e firmando uma carreira não apenas como instrumentista, mas também como compositora.

Natural do Cariri cearense, Carla Ribeiro é cantora, compositora e acabou de lançar seu primeiro trabalho autoral. A artista está inserida na cena musical regional com suas performances e tributos, além disso, vem colecionando festivais durante sua carreira, tendo sido vencedora da última edição do Festival Cariri da Canção com seu single “Olhos Grandes”. Seu álbum “Corpo Aberto” traz ao público paixão, movimento, leveza e poesia.

Luciano Barbosa, de nome artístico Dextape, é um MC ativista da região do Cariri cearense, apreciador/consumidor da cultura Hip-Hop desde 1998. Focado na valorização do som e experimento de novos conceitos, Dex prova ser um artista multilinguagem e que absorve arte de todos os lados ao imergir também no universo da literatura, propondo oficinas que incentivam à leitura e auxiliam na formação literária.

Diego Silvestre é multi-instrumentista e cantor cearense. Trabalha há 6 anos como guitarrista de várias bandas e artistas em Fortaleza, tendo se apresentado nos principais palcos da cidade e viajado também em turnê por vários estados do Brasil. Sua identidade na guitarra vem da mistura de música experimental com o rock e a música brasileira, buscando texturas, timbres e ritmos únicos.

Lorena Nunes é cantora, compositora, produtora e um dos nomes mais celebrados da nova música do Ceará. Filha de pais paraenses, nascida no Rio de Janeiro e criada em Fortaleza, seu timbre carrega a mistura típica do Brasil e traz referências à música negra como o soul, o reggae, o afrobeat, o samba e o jazz. Já se apresentou em diversas cidades dentro e fora do Ceará, além de palcos internacionais em Cabo Verde, Espanha, Itália, Portugal, França e Bélgica. Em 2024, seu primeiro álbum “Ouvi Dizer Que Lá Faz Sol” celebra dez anos e faz par com o mais recente, “La Mar” (2020).

Multiartista, Luiza Nobel encontra a si na interpretação e na performance de um corpo gordo e poético. Seu projeto “Preta Punk”, com repertório autoral, transita pelos gêneros do soul, jazz, blues e reggae, além de dialogar com a música pop produzida atualmente. Reúne as músicas: Califórnia Neva, Suspeita, 365 dias, Estamos bem – sendo esta produzida pela artista Mahmundi – e Let’s Burn, feat com Nego Gallo. O show é um encontro de diferentes musicalidades com a narrativa autoficcional que debate negritude, sexualidade, gênero, corpo e música.

Marcvs Av é produtor musical, multi-instrumentista, engenheiro de som, compositor e arranjador. Atua há mais de 15 anos nos ramos da música, cinema e teatro, já tendo colaborado com artistas como Di Melo, Mumutante, Mateus Fazeno Rock, Verônica Valentino, Di Ferreira, Jonnata Doll, Mallu Viturino e Nego Célio. Seus últimos trabalhos foram de produção, arranjo, mixagem e masterização do EP “Gravura” de Georgez e dos cinco singles de Agê, artista com quem trabalha na produção de seu primeiro álbum, com lançamento previsto para 2024.

Thais Costa é percussionista, curadora musical e professora, iniciou sua jornada musical nos pré-carnavais de Fortaleza em 2009. Em 2012, fundou o bloco feminista Damas Cortejam, destacando-se como arranjadora percussiva. Sua influência abrange da música afro-brasileira ao experimental. Além de sua atuação como educadora, Thais colaborou com diversos artistas, como Clau Aniz, Adna Oliveira, Carú-Lina, Luiza Nobel, Nayra Costa, Di Ferreira, Lorena Nunes, Pantico Rocha, Fernando Catatau, Marcelo Jeneci, Tarcisio Sardinha e Getulio Abelha.

Das encruzilhadas do Ceará, Zé de Guerrilla usa seus sons como um pedido de passagem pelos caminhos abertos da Latinoamérica. Compreendendo que conexões pelo nosso continente sempre foram uma realidade das nações, Zé se dedica a investigar possibilidades de combinações entre as musicalidades latinas, a fim de refletir sobre o cotidiano vivo da cidade e as repetições das relações a partir da mistura de samples, synths e beats.

Serviço

Invasão Cearense em Recife

1 de fevereiro, quinta-feira, às 22h
Terra Café (Rua Bispo Cardoso Ayres, 467 – Boa Vista)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos no Sympla

Porto Musical

1 a 3 de fevereiro
Recife, Pernambuco