Projeto Trilharte celebra conclusão de atividades e revela talentos no sistema socioeducativo

31 de janeiro de 2024 - 12:06 # # # #

Ascom Seas - Texto

O Projeto Trilharte, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar e executado pelo Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Seas, celebrou a conclusão de três atividades. Os cursos de Arte Urbana com o professor Mariano Penha, Reggae do Passinho com o Coletivo Piraroots, e Palhaçaria com o Coletivo Academia do Riso encantaram os participantes. A culminância do projeto aconteceu na manhã e tarde no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, inserido no Projeto Abraço em Família.

O curso de Palhaçaria ocorreu no Centro Socioeducativo Canindezinho, mas a apresentação fez parte de um intercâmbio cultural, proporcionando aos jovens a oportunidade de se expressarem em outro Centro Socioeducativo, o CSCAL. Os adolescentes transformaram o ginásio do CSCAL em um picadeiro de risos.

O evento exibiu as expressões artísticas resultantes desse processo formativo e também inspirou a todos os presentes. A presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, acompanhou as atividades realizadas e destacou o projeto como forma de dar oportunidade e também alegria aos adolescentes. “Trata-se de um projeto muito importante porque estamos trabalhando com a juventude, proporcionando um momento de artes, de expressão, de criação, de mexer com o corpo, se sonhar, de ouvir depoimentos. Ressalvo a competência dos professores que têm a capacidade da empatia. Enfim, é uma grande realização essa parceria com a Seas”, pontuou Rachel Gadelha.

Para a coordenadora do Projeto Trilharte, Natália Gois, esses cursos integram o plano de trabalho, beneficiando jovens que cumprem medidas socioeducativas. O diálogo estabelecido revela a importância do Projeto Trilharte, evidenciando a necessidade de mais oportunidades e cursos. “O encontro foi mais que uma simples mostra artística; foi um momento afetivo e potente, repleto de possibilidades de transformação. Sem dúvida, experiências como essa abrem novas perspectivas de futuro para cada jovem envolvido no projeto”, ressaltou.

Estiveram também presentes no evento, a coordenadora de cidadania cultural do IDM, Vita Saraiva; a coordenadora do POC, Ligiane Morais; os educadores sociais Bombril Rapper e Kelly Viana; a produtora cultural Letícia Ribeiro e a social media, Aline Medeiros.