Bordado com Efímia Meimaridou e oficina de modelagem em papel são destaque na programação da Pinacoteca do Ceará

1 de fevereiro de 2024 - 13:28 # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Marília Camelo - Fotos

O equipamento cultural realiza, ainda, atividades infantis e visitas mediadas às exposições em cartaz

Na primeira semana de fevereiro, a Pinacoteca do Ceará dá continuidade à programação de férias, além de uma atividade especial com a artista Efímia Meimaridou. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, destaca ainda as quatro exposições em cartaz na Mostra “Bonito pra chover” e “Leonilson e Das amizades”.

A programação tem início na quinta-feira (1), com o “Percursos Entrelaçados e Ateliê: Em viagem abro fendas”, das 16h às 18h. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. No ateliê, o público será estimulado a criar a partir do diálogo durante o percurso. A visita tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e conta com mediação de Gi Monteiro.

Também na quinta-feira (1), das 15h às 16h30, a artista e pesquisadora Efímia Meimaridou recebe o público para a “Conversa de Ateliê: De bordar e de viver” no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará. Na atividade, a artista traz suas inspirações e processos criativos na arte do bordado. Além disso, Efímia é uma das artistas que compõem a exposição “Leonilson e Das Amizades” com trabalhos em bordado. Para participar, é preciso se inscrever no link disponível AQUI até o dia 31 de janeiro. Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas para a atividade, que conta com interpretação em Libras.

Na sexta-feira (2) e no sábado (3), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com acessibilidade em Libras.

Também no sábado (3), das 14h às 16h, o museu realiza as Oficinas de Ateliê – Modelagem em papel. O encontro busca enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Nesta edição, as ações são dedicadas à criação de figuras tridimensionais em papel a partir de obras da exposição “Se Arar”. A mediação é de Beatriz Gurgel, possui acessibilidade em Libras e são disponibilizadas 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

A programação finaliza no domingo (4) com as atividades voltadas ao público infantil. O Ateliê Criança Cria “O pequeno caderno de impressões”, que acontece às 10h e às 15h, vai explorar a construção de zines, combinando imagens e texto, após a visita às exposições do museu. Com mediação de Wallison Azevedo e Amanda Oliveira, a atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos.

Já a partir das 14h, as crianças são convidadas a acompanhar o espetáculo de palhaçaria “K’OS de Variedades”, com K’os Coletivo, no hall da Pinacoteca. A classificação indicativa é livre.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 1 a 4 de fevereiro

> Quinta-feira, 1.2

15h às 16h30

Conversa de Ateliê: De bordar e de viver

Com Efímia Meimaridou

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: livre

30 vagas

Inscrições até 31 de janeiro pelo link: https://forms.gle/KvnHXZcSMSsVHEoFA

Acessível em Libras

> Quinta-feira, 1.2

16h às 18h

Percursos Entrelaçados + Ateliê: Em viagem abro fendas

Mediação: Gi Monteiro

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: livre

Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Sexta-feira, 2.2

15h às 16h

Visitas mediadas

Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará

Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades

Classificação Indicativa: livre

Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Sábado, 3.2

14h às 16h

Oficina de Ateliê – Modelagem em papel

Mediação: Beatriz Gurgel

Onde: Exposição “Se Arar” e Ateliê 3

15 vagas | Inscrição por ordem de chegada

Para pessoas a partir de 15 anos.

Acessível em Libras

> Sábado, 3.2

15h às 16h

Visitas mediadas

Mediação: equipe educativa da Pinacoteca do Ceará

Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades

Classificação Indicativa: livre

Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Domingo, 4.2

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria: O pequeno caderno de impressões

Mediação: Wallison Azevedo e Amanda Oliveira

Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1

Para crianças a partir de 5 anos.

Acessível em Libras

> Domingo, 4.2

14h

Espetáculo “K’Os de Variedade”

Com coletivo K’Os Coletivo

Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará, ao lado do café

Classificação indicativa: livre

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.