Funcap disponibiliza software para apoiar programas de pós-graduação no Ceará

2 de fevereiro de 2024 - 11:06 # # # #

Ascom Secitece - Texto

Uma iniciativa da Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), está ajudando cursos de pós-graduação do Ceará no processo em que a qualidade deles é avaliada pelo Governo Federal.

A Fundação adquiriu a licença do software Stela Experta PG, desenvolvido especificamente para orientar e analisar os dados de preenchimento do relatório que é enviado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Integrante da estrutura do Ministério da Educação (MEC), a Capes é responsável por classificar as pós-graduações com uma nota que é calculada a partir de vários fatores, sendo o relatório um dos mais importantes nesse processo de avaliação.

Com o Stela Experta PG, os relatórios são apresentados com mais qualidade, beneficiando programas de mestrado e doutorado com possibilidade de ascensão de notas.

É a partir da nota da Capes, que varia em uma escala de 1 a 7, que são definidos critérios como destinação de recursos e cotas para bolsistas. Esses recursos, vale ressaltar, são fundamentais para o desenvolvimento científico dos programas e para a formação de novos pesquisadores. O conceito também é decisivo em editais de apoio à pesquisa lançados por várias entidades nacionais e internacionais.

“O Stela Experta PG ajuda a organizar e permite fazer simulações na Plataforma Sucupira, usada pela Capes para o recebimento das informações. Com ele, os pró-reitores, responsáveis pelo envio dos dados, executam o processo de forma mais eficiente e segura”, explica a professor Thereza Magalhães, diretora científica da Funcap.

A Funcap já obteve o cadastramento dos pró-reitores das instituições de ensino superior do Ceará. São eles que irão liberar o uso do software para os coordenadores de cada curso. A expectativa é de que o programa seja usado, de forma gratuita, por todo o sistema de pós-graduação do Estado.

“O Stela Experta PG pode ser considerado um ponto de inflexão na gestão de programas stricto sensu no Ceará. Ele nos permite, dentre vários serviços, extrair dados das diversas plataformas disponíveis, gerar relatórios sobre produção científica de professores e alunos, comparar o programa de pós-graduação com outros da mesma área e simular impactos de mudanças. Essas funções tornam o processo de decisão gerencial mais preciso e ajuda a profissionalizar a gestão. Um dos seus principais benefícios é elevar os programas a patamares superiores, tendo como referência os do eixo Sul-Sudeste”, afirma Marcio Mota, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Uece.