Idace celebra 45 anos junto a movimentos, povos e comunidades tradicionais

2 de fevereiro de 2024 - 09:27 # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Gustavo Araújo - SDA - Fotos

Trabalhadores e trabalhadoras do campo, povos de comunidades tradicionais, secretários de Estado, servidores e colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participaram da solenidade de comemoração de 45 anos do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), na quinta-feira (1º). A solenidade teve início com o Toré.

Natural de Caucaia, Yasmin Anacé, colaboradora do Idace e atuante no Grupo de Trabalho Institucional de Conflitos Agrários, destacou a importância da entidade para o Ceará. “Para nós é muito importante esse momento de comemorar os 45 anos do Idace. Sabemos o quão importante é esse órgão, que traz o bem viver para todos os cearenses, a reforma agrária, o assentamento ao pequeno agricultor, povo cigano, povo terreiro, enfim, todos os povos e comunidades tradicionais. E com o Idace, a gente consegue ter mais afinidade e dar esse passo a mais nas nossas lutas cotidianamente”, frisou.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, parabenizou a história de luta e resistência do Idace. “Comemorar hoje esses 45 anos é gratificante, é sinônimo de orgulho para todos os cearenses. Parabenizo a todos os colaboradores desta entidade tão relevante para o Ceará. A história de luta do Idace anda lado a lado com a resistência do nosso povo. Colaboradores do Idace, contem com todos nós do sistema SDA para garantir desenvolvimento e geração de emprego para as famílias do campo”, frisou o titular da SDA.

Luta e resistência

Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, a ex-superintendentes, e aos parlamentares que se dedicam a lutar por terra e direitos do campo. Foi realizada também a entrega de uma minuta ao representante do governador Elmano de Freitas para a criação da Medalha Dom Fragoso, que visa homenagear as pessoas que trabalham pela cidadania agrária e pelo bem viver.

>>> Confira programação de comemoração completa aqui

Em sua fala, o superintendente do Idace, João Alfredo, reafirmou o compromisso do Idace com a questão da reforma agrária. “Hoje é um dia muito importante para todos nós que comemoramos os 45 anos do Idace. Nós temos compromisso com o homem, a mulher do campo, com os povos e comunidades tradicionais. Nós temos essa alegria de fazer essa confraternização, de reconhecer e agradecer os nossos servidores, os nossos parceiros, e, acima de tudo, reafirmar os nossos compromissos”, destacou.

A Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, agradeceu o apoio do Idace na luta pelo direito à terra dos povos originários. “É fundamental reconhecer e apoiar a luta dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. A preservação dessas terras é crucial para a manutenção da cultura e do modo de vida dos nossos grupos. Parabéns ao Idace pelos 45 anos de compromisso e dedicação, e que a Secretaria dos Povos Indígenas possa seguir esse exemplo de durabilidade e comprometimento. Viva o Idace”, afirmou.

45 anos do Idace

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) comemora 45 anos reafirmando seu compromisso histórico com a regularização fundiária e a justiça agrária no Estado. Desde sua fundação em 1979, como Instituto de Terras do Ceará (Iterce), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem sido um pilar fundamental na transformação e fortalecimento da agricultura familiar e dos trabalhadores do campo cearense. Tanto que já realizou a regularização de quase 75% de toda a malha cearense. Esta conquista representa uma transformação significativa na vida de muitas famílias, agricultores e comunidades, proporcionando acesso a benefícios públicos, como crédito fundiário e aposentadoria, e desenvolvimento sustentável.