Zona Viva orienta e emite declaração de quitação de imóvel para moradores do Residencial José Euclides

4 de fevereiro de 2024 - 08:10 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Foto

Programa Minha Casa, Minha Vida quitou imóveis de beneficiários do BPC, Bolsa Família e contratos do MCMV Rural e FAR ou FDS

Os moradores do Residencial José Euclides estão recebendo orientações e emitindo declaração de quitação de imóvel do Programa Minha Casa, Minha Vida no Zona Viva, equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). A demanda surgiu com a portaria 1.248/2023, do Ministério das Cidades, que trata sobre benefícios e quitações dos apartamentos do programa habitacional.

Com a demanda, os moradores têm buscado suporte no Zona Viva para emitir declarações e tirar dúvidas. No Residencial José Euclides existem 2.952 unidades habitacionais. “A equipe do Zona Viva está trabalhando dobrado para atender todos que chegam aqui a procura de ajuda. Essa demanda foi surgindo naturalmente e entendemos que os moradores precisavam desse auxílio para conseguir acessar seus direitos”, ressalta a coordenadora do Zona Viva, Camila Silveira.

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, comemora a apropriação pela comunidade do equipamento. “O Zona Viva foi criado para ofertar mais do que qualificação profissional. Ele pretende ser um suporte para aquelas pessoas, estando junto delas na busca pela efetivação de seus direitos”, destaca. A secretária lembra que um novo Zona Viva está previsto para ser inaugurado, em breve, no Residencial Cidade Jardim.

Dona Maria Antônia (56) já mora há seis anos no Residencial José Euclides. Quando soube que o Governo Federal tinha autorizado a quitação do seu imóvel, comemorou e foi em busca de ajuda no Zona Viva.

“Eu soube através da minha sobrinha, que faz curso aqui no Zona Viva, que eles estão ajudando as pessoas da comunidade. Chamei minhas irmãs que também moram aqui e viemos juntas em busca desse atendimento. Posso dizer com toda certeza que estamos saindo daqui, hoje, muito satisfeitas e com nossa declaração em mãos”, celebrou Maria Antônia.

 

Adriana Ferreira (34) também é moradora do José Euclides e comemora com a declaração em mãos. “Estou muito feliz porque este espaço, o Zona Viva, é como uma família, onde a gente encontra todo o apoio que precisar. Trago todos os dias meus três filhos para brincar na brinquedopraça ao lado, também já me inscrevi para estudar através do EJA, e hoje estou comemorando mais essa vitória. Agradeço tudo isto ao Zona Viva, que trouxe muitas melhorias para a nossa comunidade”, conta a moradora.

Zona Viva

O Zona Viva é um equipamento do Governo do Ceará, construído dentro do Residencial Habitacional José Euclides, no Jangurussu. Além das ações de capacitação profissional e de lazer, o equipamento oferta serviços diversos para auxiliar a comunidade do entorno.

Cerca de 7 mil pessoas já foram beneficiadas com ações de cultura e lazer ofertadas no Zona Viva, além de 2 mil capacitadas nos cursos profissionalizantes e oficinas. O espaço também conta oferta, em parceria com a Secretaria da Educação, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possibilita aos alunos concluírem tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio.