Operação da PCCE resulta nas capturas de quatro suspeitos de homicídios em Itarema

5 de fevereiro de 2024 - 15:14 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Como resultado de um trabalho de combate aos crimes de tráfico de drogas e homicídios no município de Itarema – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação que resultou em quatro capturas, sendo dois suspeitos apontados como chefes de um grupo criminoso responsável por homicídios registrados nos últimos dias na região. Entre os alvos, está um adolescente de 17 anos. As capturas dos adultos ocorreram por força de mandados de prisão preventiva por crimes de homicídios.

A ofensiva foi coordenada pelas Delegacias Municipais de Itarema e Acaraú, com apoio operacional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE. Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, na manhã desta segunda-feira (5), em coletiva de imprensa, na sede da PCCE, no Cisp, em Fortaleza.

O primeiro alvo, um adolescente de 17 anos, foi apreendido em flagrante suspeito de participação em um crime de homicídio registrado no último sábado (3), em Itarema. Após ser capturado, um ato infracional análogo ao crime de homicídio foi lavrado contra ele. Ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário. Ainda durante a ofensiva, foram cumpridos mandados de prisão preventiva em desfavor de três homens, com idades de 25, 26 e 29 anos.

Os suspeitos já possuem antecedentes por crimes como homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação, e crimes contra a paz e incolumidade pública. As capturas ocorreram nos bairros Conjunto Ceará e Centro, ambos em Fortaleza. Dois dos suspeitos são apontados como chefes de um grupo criminoso de um outro estado com atuação na região Norte, além de serem investigados por participação em homicídios em Itarema.

Com um dos suspeitos, uma pistola calibre 38 e dez munições foram apreendidas. Diante disso, um inquérito em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo foi lavrado em desfavor dele. Agora, os homens estão à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua em diligências para capturar outros envolvidos em crimes registrados na região Norte do Estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas também para o telefone (88) 3667-1300, da Delegacia Municipal de Itarema. O sigilo e o anonimato são garantidos.