Comitiva do Ceará se reúne com embaixador do Brasil na Alemanha

6 de fevereiro de 2024 - 15:49 # # # #

Yanna Guimarães - Ascom CIPP - Texto e fotos

Uma comitiva do Ceará liderada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, e pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, foi recebida nesta terça-feira (6) pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, em Berlim. Eles discutiram os potenciais do Estado e como a embaixada pode ajudar na busca por mais investidores em áreas como o agronegócio e as energias renováveis.

“O ponto mais perto da Europa no Brasil é o Nordeste, que hoje é o maior potencial de energia renovável. É o momento para buscar investimentos. A Alemanha pode figurar muito bem num cenário de investimentos no Ceará, no Nordeste, no Brasil como um todo. E a embaixada está aqui pra ajudar nessa convergência de interesses entre as duas partes”, destacou o embaixador.

Dentro desse contexto, o secretário Salmito destacou os principais mercados do Ceará, com destaque para o hidrogênio verde. “Nosso objetivo é produzir, consumir e atrair indústrias dessa matriz energética verde. Estamos preparados, temos vocação para isso. Temos legislação estadual aprovada. Queremos nos aproximar das empresas alemãs que possam se interessar por esse mercado”.

Já Hugo Figueirêdo apresentou o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e seus diferenciais, incluindo a parceria com o Porto de Roterdã. “A nossa expectativa é de avançar cada vez mais na parte de exportação de frutas. Fora o agronegócio e os mercados mais tradicionais, temos um hub de hidrogênio verde mais competitivo do mundo no Pecém. E o principal mercado hoje dessa amônia é a Alemanha, por meio do Pecém e do Porto de Roterdã”.

Eles discutiram ainda o mercado de pescados do Ceará, incluindo a ajuda para levantamento das barreiras e retomada das exportações do camarão para a União Europeia.

Também integraram a comitiva o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro; Elmo Aguiar, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri); Erildo Pontes, coordenador de Recusos Hídricos da SDE; André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém; e Raul Viana, gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.

A comitiva está em Berlim para participar da Fruit Logistica 2024, a maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras. O evento será realizado de amanhã até sexta-feira (9) e conta com expositores de todo o mundo.