Homenagens e inauguração de galeria celebram Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão

6 de fevereiro de 2024 - 14:55 # # # #

Ascom Seplag - Texto

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realiza, nesta quarta-feira (7), solenidade em alusão ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. A celebração, que ocorrerá no auditório da Seplag, às 9h, contará com a presença da vice-governadora e secretária de Mulheres, Jade Romero; da secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; ex-secretários de Planejamento do Ceará; autoridades; servidores e colaboradores da Seplag.

Na oportunidade, serão homenageados 30 ex-titulares da antiga Secretaria de Administração (Sead), que ocuparam o cargo entre 1955 e 2006. Representando os servidores de carreira, receberá homenagem a servidora com maior tempo de exercício no cargo ainda na ativa. Como marco da data, também será inaugurada uma galeria histórica representando todos os gestores que estiveram à frente da Sead.

A carreira de Planejamento e Gestão foi instituída pela Lei nº 13.658/2005, com lotação na Secretaria do Planejamento e Coordenação (Seplan), composta pelos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento, Analista Assistente de Planejamento e Orçamento e pelo Auxiliar de Planejamento e Orçamento. Já a carreira de Gestão Pública foi instituída pela Lei nº 13.659/2005, com lotação na Secretaria da Administração (Sead), composta pelos cargos de Analista de Gestão Pública, Analista Auxiliar de Gestão Pública e Auxiliar de Gestão Pública. As duas secretarias foram fundidas em 2007, originando a Seplag.

O Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão foi criado com a lei estadual nº 15.081, de 21 de dezembro de 2011, e é comemorado em 7 de fevereiro.