Projeto para o Sistema Socioeducativo, parcerias firmadas com outras secretarias e capacitação para mais de três mil pessoas foram algumas das ações da Seir em 2023

7 de fevereiro de 2024 - 16:13 # # # # #

Ascom Seir - Texto

A Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em seu primeiro ano de atuação, em 2023, realizou diversas articulações e firmou importantes parcerias para o combate ao racismo no Ceará. Ao longo do ano foram realizadas capacitações antirracistas para mais de 3.500 pessoas, sendo 1.145 servidores públicos. Entre as parcerias firmadas, o projeto Sankofa, de letramento racial para o Sistema Socioeducativo para os jovens socioeducandos e para servidores e socioeducadores, foi escolhido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para ser um projeto-piloto nacional. A Seir também prestou assessoria técnica para efetivar ações e políticas de igualdade racial para 21 órgãos/instituições.

A Seir também participou do Plano Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial (MIR), esteve nas 14 regiões administrativas do Estado para dialogar com a população e auxiliar na construção do Plano Plurianual 2024-2027. Em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin) e Secretaria da Juventude (Sejuv), realizou o seminário de Protagonismo das Juventudes do Ceará, o Seminário da Economia Negra do Ceará, em parceria com o Sebrae e a Feira Negra de Fortaleza.

No campo do trabalho,a pasta assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria do Trabalho e com o Sebrae. A Seir também iniciou o levantamento estratégico de empreendedores negros, quilombolas e povos de terreiro para coletar dados que auxiliem em projetos específico para o público.

No âmbito do pertencimento, cultura e ancestralidade, a Seir apoiou os festejos de Iemanjá em diversas cidades do Estado, participou do Festival de Cultura Alimentar Ancestral Ajeumbó, realizado pelo Mercado Alimenta CE e o promoveu, em parceria com a Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, o I Festival Afrocearensidades, realizado com uma ampla programação no mês de novembro.

Ainda no ano passado, a Secretaria da Igualdade Racial assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para implementar ações transversais à política de igualdade racial na segurança pública. A celebração da parceria ocorreu conjuntamente com a Secretaria da Cultura (Secult), onde foi assinado o decreto para ações afirmativas e cotas no âmbito da cultura.