Ações de cuidado com a saúde mental e física dos servidores penitenciários ganham destaque em projeto da Senappen e Fiocruz

9 de fevereiro de 2024 - 10:34 # # # # #

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

O Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), teve sua política pública selecionada no projeto “Valoriza: saúde em foco”, da Mostra de Experiências de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ideia é integrar, nacionalmente, modelos bem sucedidos de ações de saúde integral, qualidade de vida e a valorização dos servidores do sistema penitenciário brasileiro.

O projeto permite a visibilidade das ações e compartilha as experiências exitosas que tenham o poder de inspirar outros profissionais na promoção da qualidade de vida dos servidores penais. A seleção de experiências irá compor a Mostra Virtual de Experiências em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário que estarão disponíveis através do https://www.curadoriaprojetovaloriza.com.br/. O espaço funcionará como um banco de dados dos relatos e de base para aprimoramento dos cuidados a partir dos conteúdos propostos.

O Nusep é mais um mecanismo voltado para saúde mental e qualidade de vida dos servidores e policiais penais do sistema prisional do Ceará. O espaço conta com diversos serviços que se integram como serviço social, psicologia, psiquiatria, dentista e clínico geral. Além disso, também são oferecidas práticas integrativas como reflexologia, ventosaterapia, argiloterapia, massoterapia e auriculoterapia. O local conta com 10 salas e 10 profissionais, com o intuito de transversalizar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo.

Outra ação promovida foi a implementação da disciplina sobre saúde mental, trabalho e autocuidado no Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (CAAT). A necessidade situacional sobre a temática surgiu devido os casos de suicídio que haviam ocorridos naquele período. A disciplina passou a ser permanente no curso, proporcionando um momento de conhecimento, reflexões e de prevenção.

Para ter acesso a cada experiência promovida na Mostra, clique nas opções: Nusep e aula sobre saúde mental, trabalho e autocuidado no CAAT.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, comemora a conquista. “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo desde a implantação do núcleo. Esse espaço é resultado de muito esforço e conquista junto a atual gestão que resolveu investir no cuidado em saúde mental dos seus servidores. Dedico essa conquista a todos os profissionais que compõem a equipe Nusep. Particularmente para mim é muito gratificante ver o que o núcleo se tornou hoje e o nível de reconhecimento que alcançamos nacionalmente”, disse.

Atendimento Biopsicossocial ao Policial Penal

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), mantém, como rotina, serviços voltados ao cuidado em saúde mental para os servidores e policiais penais do sistema prisional.

A Secretaria oferece plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores pelo telefone ou Whatsapp nos 7 dias da semana, nas 24 horas do dia. No ano de 2022, a polícia penal cearense ganhou um novo espaço físico, com mais 6 psicólogos para atendimento e terapia presencial. Também possui psiquiatra em nossos quadros e um ambulatório exclusivo para os policiais penais no Hospital Mental de Messejana.

O serviço terapêutico consiste no acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, acompanhamento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Para acrescentar o cuidado, a SAP passou a oferecer, de forma gratuita, o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e a conseguir identificar os colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.

Além disso, o núcleo também conta com as células de serviço social, dentista, clínico geral, terapia de casal e práticas integrativas como massoterapia e yoga. Os atendimentos são realizados nos turnos manhã e tarde, de acordo com cada caso, demandas apresentadas e disponibilidade do profissional. O local conta com 10 salas e 10 profissionais, com o intuito de integrar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo.