Ceará por Elas: Mais 12 municípios aderem ao programa visando ampliar a rede de proteção e apoio às mulheres

9 de fevereiro de 2024 - 11:36 # # #

Ascom Mulheres - Texto
José Wagner - Fotos

As adesões ocorreram durante cerimônia na Secretaria das Mulheres, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (8)

Dando continuidade na ampliação das políticas públicas para as mulheres cearenses, a Secretaria das Mulheres do Ceará realizou, nesta quinta-feira (8), a 4ª rodada de assinaturas do termo de adesão ao Programa Ceará por Elas. Desta vez, gestores de 12 novos municípios fizeram adesão ao programa que já conta a pactuação de 70 cidades. Ao todo, 82 localidades cearenses fazem parte do Ceará por Elas. O evento contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e ocorreu na sede da Secretaria das Mulheres em Fortaleza.

Os novos municípios que aderiram ao programa foram: Paramoti, Várzea Alegre, Pacatuba, Viçosa, Camocim, Crateús, Novo Oriente, Potengi, Morada Nova, Itaiçaba, Tauá e Iguatu.

Sobre as novas adesões a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, agradeceu a iniciativa dos gestores e gestoras em aderir ao programa. “As novas adesões mostram o quanto os prefeitos e prefeitas estão atentos às políticas de proteção às mulheres, cada vez mais urgentes e necessárias para garantir o bem estar das cearenses”, concluiu.

Iniciativa pioneira, o programa é desenvolvido por intermédio de articulação entre Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, e os municípios. O Ceará por Elas está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.

Em contrapartida às iniciativas sugeridas, o Estado entrega viaturas da Patrulha Maria da Penha, kits Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além de ofertar capacitação aos profissionais dos municípios, realizar consultorias, dentre outras.