Cidade Mais Infância oferta abafadores de ruídos para visitação de crianças autistas

12 de fevereiro de 2024 - 07:38 # # # #

Ascom SPS - Texto

Criança precisa ser feliz, brincar, ter contato com outras crianças e explorar o mundo. E, em uma cidade onde elas são protagonistas, é preciso superar as barreiras que dificultam a diversão. É assim que a Cidade Mais Infância oferta abafadores de ruídos para crianças autistas durante a visitação ao espaço.

“Essa medida é de extrema importância para nós, pois reconhecemos a sensibilidade sensorial intensa que crianças neurodivergentes enfrentam. Oferecemos esses abafadores com o objetivo de garantir conforto e uma experiência agradável para todos os nossos visitantes”, afirma a coordenadora geral da Cidade, Patrícia Rinaldi.

Para Janielly da Silva, mãe dos irmãos Isac da Silva e Pedro Lucas, ambos autistas, a iniciativa de disponibilizar os abafadores é um movimento que possibilitará a inclusão de inúmeros neurodivergentes: “Embora possa parecer algo simples, ter um espaço que oferece abafadores é fundamental. Lugares movimentados como esses podem ser extremamente desconfortáveis para crianças com transtorno do processamento sensorial e um simples passeio pode se transformar em uma grande “batalha”. O momento que deveria ser relaxante para os pais se torna estressante, levando muitos responsáveis a evitarem atividades de lazer com seus filhos”, ressalta a mãe.

Fila única

O jovem Iarley Alan (8) é autista não verbal e necessitou do abafador de ruídos devido à sensibilidade auditiva. Para a mãe do Iarley, Elisangela Teles, a oferta dos abafadores foi uma novidade positiva. Ela diz que foi a primeira vez que acessou o espaço e pretende voltar mais vezes.

“Me senti muito acolhida. O respeito à fila única também foi algo imprescindível na nossa experiência. Ter à disposição esses abafadores é de uma importância gigantesca. Meu filho fica assustado com o som muito alto e o abafador é indispensável num momento desse. Tinha planejado ficar pouco tempo aqui, mas graças ao abafador e o tratamento dado ao meu filho conseguimos nos divertir além da conta”, destacou.

Os abafadores estão disponíveis para os visitantes na recepção do equipamento. Os visitantes podem solicitá-los gratuitamente e, após o uso, devolvê-los.

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social. Localizada no Centro de Eventos, a Cidade  funciona de quinta a domingo, das 13h às 18h. A visitação só ocorre com agendamento prévio, que pode ser feito no site .