Centro Dragão do Mar anuncia programa de gratuidade para comunidades vizinhas

13 de fevereiro de 2024 - 08:36 # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Luiz Alves - Foto

A partir de abril, pessoas residentes nas comunidades Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil terão acesso gratuito às programações pagas realizadas pelo complexo cultural

Em abril deste ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), completa 25 anos da sua inauguração. Dando continuidade aos avanços impulsionados no último ano, como parte de sua política de gestão territorializada, o centro cultural anuncia o Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas, mais uma iniciativa conduzida pelo Núcleo de Articulação Territorial (NAT), implementado em 2023 para mapear e mediar ações de cuidados que o território demanda.

O Programa contemplará moradores das comunidades circunvizinhas Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil com a gratuidade em programações pagas realizadas pelo Dragão do Mar, a partir do mês de abril. A portaria 001/2024 do CDMAC/IDM, que implementa a criação do Programa, pode ser acessada AQUI.

Mapeamento

Segundo a assessora Andreza Magalhães e a coordenadora do NAT, Izabel Lima, o programa será iniciado ainda em fevereiro, com o mapeamento e cadastramento dos moradores próximos. “Empreendedores, pessoas em situação e em superação de rua e comunidades vizinhas compõem o público do Centro Dragão do Mar, portanto, são também importantes elos de conexão para a gestão, que enxerga o equipamento para além de sua infraestrutura. Com este programa, o Dragão do Mar busca aproximar as pessoas moradoras da arte e cultura, de forma gratuita e permanente, exercendo seus direitos de cidadania cultural, tendo como premissa a Cultura como direito fundamental da vida humana”, afirma Andreza Magalhães.

A superintendente do Centro Dragão do Mar, Helena Barbosa, destaca que o Programa, concebido para se estabelecer como uma prática regular do complexo cultural, integra o conjunto de ações previstas para estimular o acesso, a participação e a permanência da vizinhança nas ações culturais do Complexo. “A política cultural fortalecida implica na construção de redes que envolvam instituições, agentes, comunidades e trocas complexas. A democratização do acesso em conjunto com um trabalho coordenado e articulado sob ponto de vista interinstitucional e intersetorial é caminho para superar as velhas práticas excludentes, promover alternativas que priorizem a transformação estruturante da sociedade, desarticular os espaços de privilégios e imprimir forças para uma decisão que pondere e desenvolva tecnologias inclusivas”, reforça a gestora.

Até 10% da capacidade dos eventos pagos realizados pelo Centro Dragão do Mar estarão disponíveis para uso por meio do programa. Em breve, a equipe do NAT realizará o cadastramento das pessoas interessadas, que receberão os acessos às programações mediante a disponibilidade.

Cadastramento

O cadastramento será iniciado até março, tanto via formulário online, quanto presencialmente no próprio Dragão do Mar, na recepção da área administrativa e sala do NAT, em data a ser anunciada nos canais de comunicação do complexo cultural. Pessoas interessadas devem apresentar documento oficial com foto, comprovando idade mínima de 16 anos, e comprovante de residência atualizado com endereço em umas das três comunidades (Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola) vizinhas do Centro Dragão do Mar. Pessoas em situação e em superação de rua, que já vêm sendo atendidas com ações socioculturais do Dragão e de parceiros também serão contempladas com o Programa.